Focus Group – Como fazer a diferença
Na comunicação e nos negócios é tudo muito bonito mas quem realmente manda é o consumidor final. Por isso mesmo nada melhor do que avaliar e testar as decisões e escolhas tomadas junto das devidas autoridades.
O QUE É
Focus Group constitui-se com perto de 10/20 pessoas representativas do target a que queremos chegar. O objectivo é dar-lhes a palavra para sabermos o que realmente querem/procuram e deste modo testarmos as nossas ideias/projectos/conceitos.
COMO
São três as etapas que seguimos neste processo:
1º - Pensar o que queremos validar
Em todos os projectos existem muitos pormenores e detalhes que precisamos de validar. É importante sabermos exactamente o que queremos para direcionarmos o questionário nesse sentido e obtermos todos os esclarecimentos.
2º - Criar questionários
Os questionários devem ser assertivos. O tempo disponível das pessoas é cada vez menor e a paciência esgota-se num instante. Organizar o trabalho para cerca de 30 minutos é o ideal.
3º - Seleccionar pessoas representativas do target
Precisamos de um grupo de pessoas que sejam representativas do nosso público-alvo.
Por exemplo: se estamos a desenvolver um projecto para surfistas, é indispensável que todos os entrevistados sejam praticantes de surf para sabermos quais os seus interesses/aspirações, etc.
Estes focus groups devem ser reunidos em diferentes fases do processo.
PORQUÊ
Vai permitir questionar, conversar e validar um conjunto de ideias e conceitos, perceber o que a marca transmite e não transmite, perceber o que preferem, o que não preferem.
Ao perceber as suas dúvidas e expectativas em relação ao produto/serviço é possível tornar a comunicação mais eficaz e assertiva.
EXEMPLO VEGAN/VEGETARIANO
A ADSO realizou recentemente um focus group para um projecto de um website sobre a temática vegan/vegetariana.
Porque quem manda no final, acaba sempre por ser o consumidor.
Permitiu-nos testar as cores a usar; tipo de imagem; citações; conteúdos a desenvolver; etc; junto de um grupo de vegetarianos/vegan.
Tiramos conclusões e descobrimos ponto de interesse que não esperávamos e agora vamos poder desenvolver um trabalho mais direcionado.
SAIBA QUAIS SÃO AS 3 OUTRAS COISAS QUE FAZEMOS E QUE FAZEM TODA A DIFERENÇA NOS TRABALHOS:
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- Testemunhos
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“ADSO= Inovação e Competência. Mais que um fornecedor de serviços são parceiros estratégicos.” Filipe Silva – FAFstone
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“Pela seriedade, profissionalismo e empenho! Sabe "vestir" a nossa camisola!” António Ressurreição