4 coisas que fazemos e que fazem toda a diferença nos trabalhos
O talento é importante, mas nada bate a estratégia. Na ADSO procuramos que agir da forma estrategicamente mais eficaz e assertiva de forma a alcançar os melhores resultados em qualquer situação. Conheça abaixo algumas das coisas que fazemos no processo de trabalho e que fazem toda a diferença, antes, durante e no final.
BENCHMARKING – O MELHOR NÍVEL
Chame-lhe o que quiser, pesquisa, procura, investigação mas é descobrir o máximo de informação relevante sobre a empresa, o mercado e a concorrência.
A forma mais abrangente de o fazer é utilizando a internet e aqui na agência não fazemos por menos. Temos que ter no mínimo 1000 printscreens, 200 pdfs e 50 links, todos estes já com informação útil que nos permita tirar algumas conclusões.
ANÁLISE DE MERCADO – DADOS, DADOS, DADOS
Depois do benchmarking é imperativo fazer a análise. Fazemos assim:
- identificamos os 10 principais concorrentes directos do nosso cliente
- identificamos os 20 principais nomes do mercado mundial
- E AINDA olhamos para outro sector e nesses analisamos 10 ou 20 empresas de interesse e referência para se comunicar bem
Por exemplo: no trabalho que fizemos para o sector da construção também analisamos a as melhores empresas de consultoria. Porquê, perguntam vocês? A resposta é simples: porque mesmo não sendo empresas do mesmo sector de actividade comunicam genericamente para o mesmo tipo de público.
Da mesma forma, para o nosso cliente de sucos do Brasil analisamos o sector da moda internacional. Se quiser saber a relação envie um email para work@adso.pt que nós informamos.
FOCUS GROUPS – FALAR COM QUEM DECIDE
Na comunicação e nos negócios é tudo muito bonito mas quem realmente manda é o consumidor final. Por isso mesmo nada melhor do que avaliar e testar as decisões e escolhas tomadas junto das devidas autoridades.
Assim, é muito importante seleccionar 10 a 20 pessoas representativas do grupo que pretendemos atingir e dar-lhes a palavra. Estes focus groups devem ser reunidos em diferentes fases do processo, de forma a poder questionar, conversar e validar um conjunto de ideias e conceitos, perceber o que a marca transmite e não transmite, perceber o que preferem, o que não preferem. Ao perceber as suas dúvidas e expectativas em relação ao produto/serviço é possível tornar a comunicação mais eficaz e assertiva.
INSPIRAÇÃO - APRENDER COM OS MELHORES
Em todas as áreas há os supra-sumos, os deuses, os gurus, os que ditam tendências, definem as regras e aos quais devemos estar sempre atentos.
Na ADSO estamos constantemente ligados a essa gente e não raras vezes chegamos até à fala com alguns deles. Sabemos o quanto é importante pois permite prever o que está para vir e sermos os primeiros a poder tirar proveito do que vai ser feito.
É como se pudesse saber (e sim, é possível) que no próximo ano vai nascer um nicho de mercado em determinado lugar e ser o primeiro a poder aproveitar.
Alguns exemplos:
- Se quiser colocar o seu site nos primeiros lugares das pesquisas no Google tem que seguir religiosamente Matt Cutts, o responsável da Google pela área.
- Para saber as tendências de branding de amanhã é seguir as principais empresas a nível mundial. Estamos a falar da Landor, Futurebrand, Moving Brands, etc. Clique aqui para saber mais sobre algumas delas.
- Se quiser conhecer as opiniões dos grandes pensadores basta ler a Harvard Business Review.
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- Testemunhos
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“ADSO= Inovação e Competência. Mais que um fornecedor de serviços são parceiros estratégicos.” Filipe Silva – FAFstone
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“Pela seriedade, profissionalismo e empenho! Sabe "vestir" a nossa camisola!” António Ressurreição