O ciclo de vida de um cliente
A relação entre uma empresa e um cliente assemelha-se assustadoramente às relações de afecto/desafecto existentes possíveis de encontrar num casal de jovens solteiros em busca da sua cara-metade.
Se procurarmos as semelhanças, facilmente dividimos o ciclo de vida de um cliente em algumas fases bem conhecidas de todos nós:
FASE #1 “O NAMORO”
Esta é a fase do cortejar e da perseguição. Normalmente uma das partes mostra-se mais interessada/empenhada do que a outra mas ambos procuram analisar se a relação tem futuro e até onde os vai levar.
Muito provavelmente existem relações passadas que precisam de ser resolvidas antes de avançar, especialmente do lado dele (do cliente) pois é bem possível que antes dela (a empresa) outras possam ter feito parte da vida dele.
FASE #2 “O COMPROMISSO”
Mas resolvidas as controvérsias (a existirem) e analisadas as mais-valias, ambos estão muito felizes por estarem juntos e acreditam que a relação pode vir a dar muitos frutos.
É assim altura de dar o próximo passo e tornar as coisas oficiais. Votos trocados e “Eu aceito(s)” declarados, iniciam juntos uma jornada rumo ao progresso mútuo e desenvolvimento constante.
FASE #3 “A LUA-DE-MEL”
As coisas não podiam correr melhor e cada um faz os possíveis por agradar o outro. Tudo que um pede o outro faz, nada de atrasos, respostas ao minuto, mimos para aqui, elogios para ali, tudo sobre rodas.
É nesta altura que se perguntam como é que conseguiram viver este tempo todo um sem o outro e que não conseguem imaginar o futuro sem estarem juntos.
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Aviso: Terminado o encanto da lua-de-mel chega o momento da verdade e é aqui que a relação é realmente posta a prova. Após esta fase qualquer um dos seguintes desfechos é uma possibilidade.
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FASE #4A “O OU VAI…”
As atenções já não são tantas e os elogios também não. Mas eles sabem o bem que fazem um pelo outro e que são mais fortes quando estão juntos por isso mantêm-se unidos e apoiam-se mutuamente face à rotina do dia-a-dia e vivem felizes para sempre.
FASE #4B “…OU RACHA”
Os mimos e os elogios dão lugar às críticas e amuos e a relação esfria até níveis de arca congeladora. “Por onde andaste?”, “Porque não atendeste o telemóvel?”, “Nunca tens tempo para mim?” e finalmente o tão temido “Precisamos de conversar” que resulta em Divórcio, pondo termo a esta relação.
Neste momento, duas novas portas se abrem e novos namoros fazem-nos acreditar que com este novo parceiro/parceira serão felizes para sempre.
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