Secções

Como fazer um plano de negócios à século XXI

Como fazer um plano de negócios à século XXI
 

O mundo mudou. Se na escola surgia uma dúvida sobre um trabalho íamos à biblioteca, hoje, o Sr. Google é o nosso melhor amigo. O que antes escondíamos num diário hoje publicamos na internet. Um acontecimento que antes demorava horas (ou até mesmo dias) a ser noticiado hoje é acompanhado ao segundo.

Já não é preciso ter barba branca para dizermos “No meu tempo era assim” e falar de uma realidade completamente diferente da de hoje. Tudo ou quase tudo está diferente. O conceito de imediatismo está diferente, o conceito de notícia está diferente, e em algumas circunstâncias até mesmo o conceito de negócios está diferente.

Actualmente os negócios são mais rápidos, mais dinâmicos, mais informais e enquanto elemento fulcral aos negócios, o plano de negócio tem que se adaptar a esta nova realidade.

 

O QUE UM PLANO DE NEGÓCIO JÁ NÃO PODE SER

Demorado: De que serve se quando estiver finalmente terminado metade do que lá está definido já mudou?

Massudo, denso, chato, enfadonho: Já não há paciência para comer palha. Os tópicos são seus amigos.

Estático: Os modelos ceteris paribus (latim para tudo o resto é constante) já não funcionam

Em papel: Se tem de ser dinâmico como faz as actualizações?

 

RECURSOS E FERRAMENTAS PARA O SEU NOVO PLANO DE NEGÓCIOS

Modelo formal: Encontra muitos templates em qualquer pesquisa na internet. Veja o que melhor se ajusta ao seu negócio

Business canvas: Também encontrável nas pesquisas, até já existem apps com toda a papinha feita. O Business Model Toolbox e Stategyzer são os que usamos na empresa.

Excel: Diz-se que é dos softwares que todo o empresário deve dominar. Desde as contas mais simples até aos mais elaborados mapas provisionais podem sem feitos e rapidamente analisados, ajustados e integrados com outras ferramentas.

Project Management: Para a implementação e controlo do plano existem muitas ferramentas. Wrike e Smartsheet são dois bons exemplos. Até o calendário do seu programa de email pode fazer a função. O importante é não perder de vista os objectivos, tarefas e metas a alcançar.

 

ENGAGE // CONNECT // CONTACT
*ADSO COMUNICAÇÃO GLOBAL: http://adso.pt
*LINKEDIN: http://pt.linkedin.com/in/josevillacardoso
*YOUTUBE: http://www.youtube.com/acordodia
*TRABALHOS: http://adso.pt/trabalhos/todos
*BLOG: http://adso.pt/blog/todos
FAÇA DOWNLOAD DE DOSSIERS: http://adso.pt/docs Branding / Trocado por miúdos / Brochura de apresentação ADSO / Dossiê Internet / Mercado Externo / Dossiê de Merchandising / Destino Polónia - case study / Eurotux - case study
NÓS SOMOS O CLIENTE - A Cimenteira do Louro; ADO; Amândio Carvalho; Anteros Angola; Alibaba; Banco Bic Angola; Bio Brasil; BW Chic / BW Kids; Caixiave; Câmara Municipal Armamar; Certave; CJR Angola; CJR Grupo; CJR Wind; Clube Golfe Braga; Columbus; Dealer; Deluxe; Dettagli; Embaixada da Polónia; Enermeter; Engimagne; Eurotux; Enersie; EDGE; Fafstone; FBS; Fricon; Fuxia; GFN; Governo do Bié; Grupo Anteros; Grupo C; Grupo Cardan; GTI; Helvetica; InBid Moçambique; Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais – Angola; Kalinvest; Kikigu; Laforêt; LusoAtlantis; Lacatoni, Market Access; MCA Group; Mecwide; Medium; NTW Senior Living; Pathfinders; Playvest; Produtiva; Quadrisol; Quarpor; Ressa; Remax Liberty; Saccus; Seprem; Sepri; Sepri Moçambique; Sici93; Smart Inovation; Soguima; Somirav; Spazio Sport; Sonix; Sports Place; Solar das Bouças; Triede; Troficolor; Universidade do Minho; Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas; Vida Económica; VMC systems; Winbel; Wow Angola; #braga #porto #guimaraes #portugal #fafe #felgueiras #aveiro #trofa #maia #barcelos #famalicão #gaia #textil #tecnologia #engenharia #construção #saúde #imobiliario #contabilidade #economia #inovação #empreendedorismo #vestuario #calçado #desporto #lazer #obraspublicas #startups #consultoria #uminho #ipca #marketingdigital #website #comunicação #sustentabilidade #negocios #formacao #publicidade #redessociais #comercial #vendas #design #branding #marketing #social #designgráfico #consultoria #fundoscomunitarios #socialmedia #internacionalização #merchandising #angola #publicidade #digital #golfe #golf #portugal2030 #produtividade #linkedin #criatividade

Testemunhos

“ADSO= Inovação e Competência. Mais que um fornecedor de serviços são parceiros estratégicos.” Filipe Silva – FAFstone

“Pela seriedade, profissionalismo e empenho! Sabe "vestir" a nossa camisola!” António Ressurreição

 
 
 
Top