Segundas de primeira – Viaje Comigo Pelo Mundo do Cinema

Segundas de primeira – Viaje Comigo Pelo Mundo do Cinema
 

As segundas podiam ter melhor fama. Para combater o estigma começamos a semana com boas notícias. Em algumas olhamos para o nosso umbigo, noutras partilhamos a positividade que por aí vai. Esta segunda é assim:

 

 

VIAJE COMIGO PELO MUNDO DO CINEMA

Quem me conhece sabe que sou um verdadeiro aficionado e conhecedor do BOM Cinema. A pedido de muitas famílias decidi apresentar abaixo alguns das minhas obras preferidas.

Para me ajudar na árdua tarefa de escolher apenas alguns limitei a lista a apenas um filme por país. Para melhor enquadrar as minhas escolhas e para que possam ver estas obras com outros olhos aqui junto um comentário pessoal do que mais me marca em cada uma delas.

 

VALE ABRAÃO - PORTUGAL

Manoel de Oliveira (1993)

http://www.imdb.com/title/tt0108471/

Para representar Portugal teria seguramente que escolher Manoel de Oliveira e não faltam filmes extraordinários na sua longa filmografia.

Escolho este porque é um filme que tem uma estética e beleza fantástica, uma fotografia lindíssima e que se passa no Douro que é uma região que muito aprecio. Aliás, quem vir o filme vai poder confirmar que no local de filmagens de Vale Abraão existe hoje um hotel de 5 estrelas.

Também Oliveira faz escola no cinema com a sua estética e a adaptação que ele faz das grandes obras. Neste caso temos uma Leonor Silveira que é uma Bovary moderna, vista pelo olhar de Oliveira e com um argumento de Agustina Bessa-Luís.

 

 

MULHERES À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS - ESPANHA

Titulo Original - Mujeres al Borde de un Ataque de "Nervios" - Pedro Almodóvar (1988)

http://www.imdb.com/title/tt0095675

Este é o filme de cartaz de Almodóvar e que mostra bem o cinema e a visão da sociedade deste realizador espanhol.

Um filme que é um excelente retrato social de uma Espanha que ainda na altura estava a libertar-se do Franquismo, uma Espanha conservadora e que ao mesmo tempo quer ser moderna. Aliás, este é um tema que Almodóvar explora de forma mordaz ao longo da sua filmografia – a dicotomia entre o conservadorismo/catolicismo e a sociedade moderna e as novas tendências de vivência.

O “Mujeres” é riquíssimo em estereótipos da sociedade. Só para termos uma ideia temos a virgem adulta, a testemunha de Jeová, a classe média e todo o conjunto de personagens fantásticas que dão corpo a uma filme que se vê com um sorriso nos lábios e até um certo saudosismo.

 

 

EU VOS SAÚDO MARIA - FRANÇA

Título Original - Je vous salue, Marie - Jean-Luc Godard (1958)

http://www.imdb.com/title/tt0089366

Aqui poderia ter escolhido muitos filmes, sobretudo da época da Nouvelle Vague.

Em bom rigor após o meio de “Je vous salue, Marie” é que estamos a falar de um filme de Godard. No entanto, quem domina tão bem a arte do cinema não precisa de muito mais do que isso para nos levar por uma abordagem à religião feita de uma maneira que é um hino a todo o cinema e que Godard condensa em pouco mais de uma hora.

 

 

CINEMA PARAÍSO - ITÁLIA

Título Original - Nuovo Cinema Paradiso - Giuseppe Tornatore (1988)

http://www.imdb.com/title/tt0095765

Outro filme que é uma própria homenagem ao cinema e que representa muito bem a escola italiana de fazer comédia de costumes.

Ainda que o filme seja recente, toda a sua trama nos remete para outras épocas e aí recordamos outros cineastas e o cinema italiano das décadas de ouro e dos realizadores terminados em “ini” – Fellini, Rossellini, Pasolini…

 

 

AS ASAS DO DESEJO - ALEMANHA

Titulo Original - Der Himmel über Berlin - Wim Wenders (1987)

http://www.imdb.com/title/tt0093191

este é um filme que representa muito bem a estética cuidada que sempre fez escola no cinema alemão e a imponência dos planos que este filme tem, nomeadamente o facto de poder ver Berlim do alto dos seus monumentos.

Para além da história ser fantástica é um filme que não tem nenhum pormenor menos bom. É de uma excelência a todos os níveis. Representação, direção, musica, argumento é tudo do melhor que se pode encontrar.

 

 

A SEDE DO MAL - EUA

Título Original - Touch of Evil - Orson Welles (1958)

http://www.imdb.com/title/tt0052311

Se fosse o Orson Welles a fazer esta lista provavelmente escolheria um filme de John Ford e muitos outros fariam o mesmo. Eu decidi escolher um filme de Orson Welles a piscar o olho a John Ford.

Este filme representa tudo o que é o cinema americano com as suas megaproduções (basta ver o plano inicial como hoje já não se faz); a forma como sempre se soube explorar os grandes autores (neste caso o Otelo de Shakespeare e um drama profundo da traição); e que, apesar de não ser um filme de estrelas vai buscar a Marlene Dietrich para um papel que sendo mínimo consegue encher o ecrã.

 

 

EXPERIÊNCIA ALUCINANTE - CANADÁ

Título Original - Videodrome - David Cronenberg (1983)

http://www.imdb.com/title/tt0086541

Este é um filme que já vi dezenas de vezes e que demonstra que o cinema do Canadá tem que fazer para se destacar do cinema dos EUA que é entrar pelo campo mais profundo da mente humana e do psicológico.

O Videodrome é um filme que é no fundo quase uma premonição do que seria a internet e o consumo dos media e o receio de que quem estivesse sujeito a consumir TV ia começar a ter um comportamento desviante e ganhar alucinações.

 

Ao reler este post já me dá vontade de falar de outros filmes. Na verdade era capaz de fazer 10 listas dos 10 melhores filmes. Tantos que ficaram de fora como por exemplo “O dia de Cólera” do Carl Dreyer que ainda ontem vi no YouTube.

QUAIS OS SEUS FILMES FAVORITOS? (clique para enviar email)

 

E de resto, BOA SEMANA!

Conteúdo relacionado
Segundas de primeira – Já sorriu hoje?
Segundas de Primeira – Bom e de Borla; Os Melhores Clientes do Mundo; Portugal 2030; 7 hábitos de pessoas altamente eficazes
🙏 Fazer o Bem, com boa gente!
Segundas de Primeira – Torre de Gomariz; Saardinha; 2023; 7 Perguntas; Imagem VEEGANN; Estereograma; Vídeo
Segundas de primeira – Solidariedade, Hipismo, SAR, Marketing Digital, Vídeo Inspirador
Segundas de Primeira – Quinta dos Frades; Quinta Lubazim; Quinta do Crasto; Melhore a comunicação dos seus produtos; Britaminho; Pee Cola; Vídeo; O Mundo em Revista
Segundas de primeira – Playlist JVC
Segundas de primeira – Coisas Boas, Gerar mais negócios, Company pages no Linkedin, Vídeo Inspiração
Segundas de primeira – Pathfinders e Sun Tzu
Segundas de Primeira – Fazer a Diferença no Natal
Segundas de Primeira – Gandias; Lambda Golf; Quadrisol; Está a tirar proveito do Linkedin?; Catálogo de produtos; Estereograma; Vídeo
Segundas de Primeira – Avianense; Infinitebook; Roupa Criança; O mundo mudou; Soguima Natal; Estereograma; Vídeo Inspirador
Segundas de Primeira – A Cozinha, Solar das Bouças; 2RSFashion, Vitamina C; Imagem de Marca Saccus; Jesus, Estereograma, Sun Tzu
Segundas de primeira – O meu escritório na praia
Segundas de primeira – Solidariedade; O Mundo em Revista; Matt Cutts; Sun Tzu; TD Bank Canada e Eurotux
Segundas de primeira – Coisas Boas, Estereogramas, Brochuras à maneira, Testemunhos
Segundas de primeira – Solidariedade, O Mundo em Revista, Publicidade, O Ano em Pesquisa, Cozinha
Segundas de primeira – Perfil José Villa + Sun Tzu
Segundas de Primeira – Bom e de Borla; Os Melhores Clientes do Mundo - Eurotux; Portugal 2030; O ciclo de vida de um cliente; Vídeo Britaminho
Segundas de Primeira - Solidariedade, O Mundo em Revista, Golfe, Vídeo Inspirador, FCSH, Trocado por Miúdos
Segundas de Primeira – Medium Imobiliária; Arga Tintas; Start to Fly; Winbel; Portugal2030; Regras de Ouro; Video; Canadian Marketing Association; Aprendizagem; Artes do MoMA
Segundas de primeira – Portugal2030 e Trocado por Miúdos
Segundas de Primeira - 11 Vídeos inspiradores que todo o empresário deve ver
Segundas de primeira – Viaje Comigo pelo Mundo do Cinema
Segundas de Primeira – Bom e de Borla; Os Melhores Clientes do Mundo – Vida Económica; Portugal 2030; Evidência física – um upgrade ao Marketing Mix; Microvídeos Produtiva
Segundas de Primeira – Bom e de Borla; Os Melhores Clientes do Mundo – Soguima; Portugal 2030; 1000 posts… and counting; O dia da Sofia
Segundas de Primeira – Best Of Coisas Boas 2 – Solar das Bouças; Valados de Melgaço; Quinta dos Jasmins; BDR; Sanjo
Segundas de primeira – Ana Moura e Trocado por Miúdos
Segundas de primeira – Solidariedade; Verão Azul; Vendas Online; Estereograma; Trocado por Miúdos
Segundas de Primeira – Coisas Boas; Cultura; Desporto; Marketing Digital; Ted talks.
Segundas de Primeira – Swonkie; ColorADD; Mediação Imobiliária; Rorschach; Branding + Imagem Corporativa; Estereograma; Testemunho
Segundas de Primeira – Sepri; Hole19; Heritage; 10 Pecados do Marketing; Apresentação ADSO; Vídeo Inspirador; Estereograma
Segundas de primeira – Muito do que sei agradeço a Brian Tracy
Segundas de primeira – Feliz Natal e que não seja só de boca

 

Testemunhos

“ADSO= Inovação e Competência. Mais que um fornecedor de serviços são parceiros estratégicos.” Filipe Silva – FAFstone

“Pela seriedade, profissionalismo e empenho! Sabe "vestir" a nossa camisola!” António Ressurreição

 

Comentar

Enter the word

Contacte-nos

Enter the word

Links directos