Internacionalizar não é visitar feiras em Marrocos
Em internacionalização muitas empresas apostam na estratégia do “toca e foge”. Estabelecem um primeiro contacto (através de uma feira ou evento particular), apostam em apenas meia dúzia de contactos, mas fazem-no à distância e desaparecem para nunca mais serem vistas. A entrada num novo mercado baseia-se na confiança. “Toca e foge” é tudo menos confiança.
Estabelecer uma imagem positiva no mercado é essencial. Criar relacionamentos próximos, demonstrar empenho, gerar segurança e confiança. Depois de iniciada a relação é preciso fazê-la funcionar. Manter uma comunicação continuada, sistemática, apostar numa intervenção sólida e integrada.
Dress to impress! Se a festa é de gala vamos de smoking. Se tem hipótese de ganhar muito mais também deve apostar em criar as melhores condições para tal.
Embarcar num processo de internacionalização é um passo determinante na história de uma empresa. Envolve um conjunto infindável de ferramentas, métodos e técnicas e inúmeras variáveis a tomar em consideração.
É um outro patamar, com novas regras, exigências e características. Significa enfrentar novos desafios, dar resposta a novas exigências. Implica uma estrutura sólida, um posicionamento bem definido, uma estratégia coesa, uma imagem excelente, e isto só para começar.
Tem os seus desafios mas vale muito a pena. É um processo de grande dimensão que deve ser encarado como tal. Não deve ser deixado por mãos alheias. Escolha quem sabe ou vai acabar por pagar por não o ter feito.
- Testemunhos
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“ADSO= Inovação e Competência. Mais que um fornecedor de serviços são parceiros estratégicos.” Filipe Silva – FAFstone
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“Pela seriedade, profissionalismo e empenho! Sabe "vestir" a nossa camisola!” António Ressurreição