Briefing // Prego // Brainstorming

 

E agora... um upgrade!

TROCADO POR MIÚDOS - PUBLICIDADE

Para um turista no país da criatividade, a primeira experiência pode ser um pouco traumatizante. Mal se coloca um pé fora da nave espacial e é ver todos os criativos a trocar palavras incompreensíveis entre si, como se de insultos se tratassem. Para que melhor possa entender a linguagem desta espécie sui géneris, aqui ficam algumas entradas do pequeno, mas muito útil, dicionário publicitês-português:

// BRIEFING

"Palavras leva-as o vento"… Tem alturas que algo de transcendental se passa entre a altura em que as palavras saem da boca de alguém e atingem os ouvidos de outra. Porque é mais seguro confiar nos olhos do que nos ouvidos, quem tem algo para dizer é melhor fazê-lo por escrito.

Numa agência, é este o método adoptado para transmitir indicações sobre determinado trabalho, a elaboração de um documento em que se resumem as condicionantes de determinado projecto e se lançam as bases para o seu desenrolar. O briefing é assim a génese, o Big Bang do processo de planeamento e criação.


// PREGO

No pão ou no prato, em madeira ou cortiça. Não, nada disso.

Para nós, salvo a presença de qualquer elemento do ramo da carpintaria, um prego é nada mais nada menos que um erro, uma gafe, daquelas graves. Coisa rara aqui na agência mas, sendo nós apenas humanos, não estamos livres que nos aconteça de vez em quando. Ossos do ofício.


// BRAINSTORMING

Um redactor, um designer e um director criativo entram numa sala… Conhece esta anedota? Não? O resultado não é muito difícil de imaginar. É o libertar da imaginação, um disparatar de ideias em que cada um, tentando não ser demasiado duro com os parceiros, tenta convencê-los de que a sua é a melhor.

Custa a acreditar mas a verdade é que as melhores criações são concebidas através deste método. Existe uma linha muito ténue entre a genialidade e a loucura. A publicidade é o malabarista que tenta caminhar sobre o arame, ora tombando para um lado, ora para o outro.

 

adso-design-03.jpg


Clique aqui para download do pdf Trocado por miúdos
Testemunhos

“ADSO= Inovação e Competência. Mais que um fornecedor de serviços são parceiros estratégicos.” Filipe Silva – FAFstone

“Pela seriedade, profissionalismo e empenho! Sabe "vestir" a nossa camisola!” António Ressurreição

 

Comentar

Enter the word

Contacte-nos

Enter the word

Links directos