5 técnicas para ser um ninja do gerenciamento de e-mails

5 técnicas para ser um ninja do gerenciamento de e-mails
 

Se você é como 99.7% dos empreendedores, uma parte muito grande das informações do seu negócio passa pelo e-mail.

Sejam clientes entrando em contato, agendamento de reuniões ou até e-mails que você manda para si mesmo para lembrar de algo, o e-mail é uma pilar extremamente importante do dia-a-dia de qualquer empresa.

A boa notícia é que existem técnicas razoavelmente simples que podem te ajudar a aumentar MUITO a produtividade no gerenciamento de e-mails.

A má notícia é que, apesar de extremamente maneiro, provavelmente não é muito produtivo andar pelo seu escritório vestido como esse cara:

Ninja dos e-mails
Ninja do século 21

Não trate todas as mensagens de forma igual

A técnica número 1 para se ganhar sua faixa branca de ninja do e-mail é separar as mensagens em pastas, etiquetas, categorias ou qualquer outro nome que seu sistema dê.

Todos os sistemas que conheço permitem que você crie regras automáticas para separar as mensagens em pastas. Por exemplo, e-mails de contatos de clientes possuem uma importância maior do que o grupo que marca o futebolzinho de domingo.

A principal vantagem de fazer essa separação é poder trabalhar em massa com essas mensagens. Ao invés de ficar alternando entre um e-mail relevante e um aleatório, eu consigo ir na pasta, por exemplo dos clientes, e responder aqueles todos de uma vez.

Integre diversas contas em uma só

Uma ótima forma de separar os e-mails é utilizar várias contas, divulgadas em contexto diferente. Por exemplo, temos um e-mail duvidas@empreendemia.com.br que só é divulgado na página de cadastro da nossa rede. Qualquer e-mail que chega lá, saberei que é de um usuário com dúvidas.

A parte boa é que você não precisa ficar logando em várias contas para ver essas mensagens diferentes. É consideravelmente simples deixar tudo integrado em uma só e usar regras como (“para: duvidas@empreendemia.com.br” enviar para pasta “Dúvidas”) para filtrá-los automaticamente nas suas pastas.

Na 1ª leitura, evite gastar mais do que 2 minutos em uma mensagem

Uma técnica que tenho usado e me ajudou muito a manter a sanidade mental nos e-mails é pegar o costume de fazer uma leitura inicial para filtrar o que é mais relevante e priorizar as mensagens.

Quando bato o olho pela 1ª vez, faço uma estimativa se aquele e-mail pode ser respondido em menos 2 minutos. Se sim, mando bala e já sigo pro próximo.

Se percebo que é algo mais cabeludo, ou eu vou na minha lista de tarefas do dia e transformo aquele assunto em uma tarefa (por exemplo, cliente pedindo proposta comercial) ou jogo em uma pasta chamada “Responder depois”, quando vejo que não é algo tão urgente, que pode ser respondido quando eu tiver mais tempo.

Jamais apague uma mensagem trocada com um cliente ou fornecedor

Uma das coisas mais bacanas de viver no século 21 é que a capacidade de armazenamento dos computadores cresce mais rápido do que conseguimos usá-la.

Lógico que existem exceções, mas na grande maioria dos casos, o armazenamento do seu provedor de e-mails é mais do que suficiente para que você nunca tenha que apagar uma mensagem. Se precisar, provavelmente é por causa de arquivos anexos. Em termos práticos, dificilmente será necessário apagar mensagens de textos.

Com isso em mente, o e-mail é uma ferramenta poderosíssima para documentar praticamente todas as suas interações comerciais. Se você fez um bom trabalho na hora de separar as suas mensagens, será razoavelmente fácil achar uma mensagem na hora que você precisar consultá-la.

Recomendo muito dar uma fuçada básica no sistema de busca do seu e-mail para ver como fazer buscas por destinatário, remetente, assunto, mensagem com anexo, etc.

Te garanto que aprender a resgatar histórico dos contatos te economizará muita dor de cabeça mais pra frente.

Agenda de contatos, calendário e e-mail: o megazord da produtividade

Assim como cada Power Ranger isolado, há certa força em usar um sistema para gerenciar cada tipo de informação. Porém, a união deles é muito mais poderosa do que a soma das partes.

Existem no mercado diversos sistemas que você consegue integrar a agenda de contatos com o e-mail, o que é útil especificamente para trabalhar nos smartphones. Ou então, receber um e-mail de convite para uma reunião e o compromisso já ser adicionado automaticamente no seu calendário.

Se você usa ferramentas isoladas para essas funcionalidades, recomendo muito dar uma fuçada para ver como integrá-las no seu e-mail. Sua produtividade agradece.

Conclusão

Não sei se você percebeu, mas as 5 técnicas formam a palavra NINJA. Espero que dessa forma seja mais fácil de serem lembradas ou então colocadas em um papelzinho do lado do seu computador para consulta rápida.

  • Não trate todas as mensagens de forma igual
  • Integre diversas contas em uma só
  • Na 1ª leitura, evite gastar mais do que 2 minutos em uma mensagem
  • Jamais apague uma mensagem trocada com um cliente ou fornecedor
  • Agenda de contatos, calendário e e-mail: o megazord da produtividade

Caso você tenha alguma dúvida sobre como utilizar o máximo da ferramenta, a Locaweb possui uma equipe de atendimento especializada para te ajudar.

Como reflexão final: se até tartarugas podem ser ninjas, por que não ser também?

Abraços,
Millor Machado (com saudades dos seriados de ninja dos anos 90)

P.S.: Créditos da imagem Shutterstock.

Source

Testemunhos

“ADSO= Inovação e Competência. Mais que um fornecedor de serviços são parceiros estratégicos.” Filipe Silva – FAFstone

“Pela seriedade, profissionalismo e empenho! Sabe "vestir" a nossa camisola!” António Ressurreição

 

Comentar

Enter the word

Contacte-nos

Enter the word

Links directos