Value Curve // Ciclo de Vida do Produto // Nicho de Mercado

 

TROCADO POR MIÚDOS - MARKETING E COMUNICAÇÃO

Quem nos conhece sabe que para nós a Publicidade e o Marketing são tal e qual Unha & Carne. Vamos até mais longe e normalmente ainda metemos as Relações Públicas e outras coisas ao barulho. É o que resulta de sermos uma Agência de Comunicação Global. Já que andam sempre juntos e para que ninguém fique de fora das conversas iremos, aos pouquinhos (sim, porque sobredosagem é algo que não soa nada bem) lançar umas luzes sobre termos que, quer uns, quer outros, quer os outros ainda, tanto gostam de utilizar no dia-a-dia.

// VALUE CURVE

Mais um termo fortemente associado à Blue Ocean Strategy. Pense nos factores competitivos da sua área de negócio. Estamos a falar de preço, experiência, distribuição, pós-venda, etc. Veja quanto é que a sua empresa/produto/serviço vale para o mercado em cada um desses factores. Una os pontos e tem a sua Value Curve.

Para que é que isto serve? Quando lhe tiram uma fotografia não escolhe mostrar o seu melhor ângulo? Ora aí está! Com a identificação dos pontos positivos é possível adoptar estratégias de actuação que valorizem aquilo que tem de bom.


// CICLO DE VIDA DO PRODUTO

Nascer, crescer, viver, morrer - a lei da vida também se aplica aos produtos (com algumas alterações, note-se). Comecemos pelo início.

Primeira fase: Lançamento .:. O produto nasce. Para já praticamente só traz despesas, as vendas crescem muito lentamente e os lucros ainda são poucos.

Segunda fase: Crescimento .:. O tempo passa e as coisas começam a melhorar. Temos um crescimento exponencial a nível de vendas, uma massificação e consequente aumento dos concorrentes.

Terceira fase: Maturidade .:. É o pico da curva. É o auge das vendas e da produtividade. São os dias de ouro da marca. Notoriedade e reconhecimento estão no seu máximo potencial.

Quarta fase: Declínio .:. A partir daqui é sempre a descer. Verifica-se uma forte queda nas vendas e no lucro. Aqui temos duas opções: deixar o produto morrer ou reinventá-lo para que o processo se inicie novamente e o volume de vendas e lucro volte a subir.

Parece óbvio mas é extremamente importante ter noção destas fases para identificar as estratégias a seguir e o que fazer em cada uma delas.


// NICHO DE MERCADO

Agradar a todos durante todo o tempo não é fácil. Mas também não precisa de ser. Da mesma forma que no exército cada pelotão tem o seu alvo específico, as empresas também devem concentrar os seus esforços em atingir públicos específicos.

Um nicho de mercado corresponde a um segmento de mercado composto por indivíduos com características e necessidades homogéneas e facilmente identificáveis. Para as empresas significa a possibilidade de comunicar de forma mais direccionada. Exemplo? Bling (água mais cara do mundo).

Testemunhos

“ADSO= Inovação e Competência. Mais que um fornecedor de serviços são parceiros estratégicos.” Filipe Silva – FAFstone

“Pela seriedade, profissionalismo e empenho! Sabe "vestir" a nossa camisola!” António Ressurreição

 

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