Segundas de primeira - Big things first - A metáfora das pedras grandes

Segundas de primeira - Big things first - A metáfora das pedras grandes
 

As segundas podiam ter melhor fama. Para combater o estigma começamos a semana com boas notícias. Em algumas olhamos para o nosso umbigo, noutras partilhamos a positividade que por aí vai. Esta segunda é assim:

 

BIG THINGS FIRST - A METÁFORA DAS PEDRAS GRANDES

Existe uma história muito conhecida pelos consultores de gestão/produtividade que fala da importância do conceito de prioridade. O website Update or Die! fez uma adaptação com umas ilustrações engraçadas que ajudam a visualizar a ideia. Pode parecer uma história para crianças mas faz todo o sentido nos negócios. Ora vejam.

Nesta história um professor decide ensinar os alunos o quanto é importante tratarmos das coisas mais importantes primeiro, pegarmos os bois pelos cornos, como se diz em bom português.

Este professor demonstra isto apresentando aos alunos um jarro de vidro vazio que enche até ao topo com pedras grandes (ou no caso do Update or Die!) com bolas de golfe.

1

Então perguntou aos alunos: - Está cheio?

Unanimemente responderam: - Sim!

O professor então pega num monte de pequenas pedras e vira dentro do jarro, sacode um pouco e as pequenas pedras acabam por preencher os espaços vazios entre as grandes.

Então perguntou aos alunos: - E agora, está cheio?

Desta vez alguns hesitaram, mas a maioria respondeu que sim

Mais uma vez o professor pega num montinho, desta vez de areia que, mais uma vez vira dentro do jarro.

Os alunos veem a areia a preencher os restantes espaços vazios e desta vez estão convencidos que o jarro está mesmo cheio.

É nessa altura que o professor pega no copo de café e começa a despejar sobre a areia mesmo até ao topo do jarro, para espanto dos alunos, e diz: - Agora sim, está cheio!

 

MORAL DA HISTÓRIA APLICADA AOS NEGÓCIOS

Se tivéssemos começado a encher o jarro pela areia, pelo café ou pelas pedras pequenas nunca conseguiríamos colocar as pedras grandes e todos os restantes ingredientes. Da mesma forma, nos negócios se começarmos por tratar dos pormenores nunca teremos tempo para resolver as coisas grandes e realmente importantes.

O método é essencial. Brian Tracy já dizia que se tem um grande sapo para engolir (leia-se grande problema para resolver) deve fazê-lo o quanto antes. Só assim conseguirá libertar tempo e recursos para tratar de tudo o resto. (Eat that Frog by Brian Tracy on Amazon).

Discipline-se, organize-se. Comece por tratar logo desses sapos, desses pedregulhos, e vai ver que tudo o resto acaba por encaixar no seu lugar.

 

Dentro desta temática veja também outros posts nossos:

>>> MUITO DO QUE SEI AGRADEÇO A BRIAN TRACY

>>> GETTING THINGS DONE

>>> PRODUTIVIDADE, PRODUTIVIDADE, PRODUTIVIDADE


Tem pedras grandes para tratar?

 

E de resto, BOA SEMANA!

 

Imagens: updateordie.com

Testemunhos

“ADSO= Inovação e Competência. Mais que um fornecedor de serviços são parceiros estratégicos.” Filipe Silva – FAFstone

“Pela seriedade, profissionalismo e empenho! Sabe "vestir" a nossa camisola!” António Ressurreição

 

Comentar

Enter the word

Contacte-nos

Enter the word

Links directos


 
classificado em: , , ,
Top