Push and Pull // Marca Genérica // Desnatação

 

TROCADO POR MIÚDOS - PUBLICIDADE

Para um turista no país da criatividade, a primeira experiência pode ser um pouco traumatizante. Mal se coloca um pé fora da nave espacial e é ver todos os criativos a trocar palavras incompreensíveis entre si, como se de insultos se tratassem. Para que melhor possa entender a linguagem desta espécie sui géneris, aqui ficam algumas entradas do pequeno, mas muito útil, dicionário publicitês-português:

// PUSH AND PULL

Estratégias de promoção com metodologias completamente opostas que podem (e devem) ser utilizadas em simultâneo.

A primeira - Push - aposta em empurrar ou conduzir (nada subtilmente, diga-se) o produto até ao consumidor. É empurrar o produto em direcção ao consumidor. É atacar o consumidor por vários ângulos, estar em todo o lado e vencê-lo pela exaustão. Pode tomar a forma de feiras, showrooms, promoções no ponto de venda, pop-ups na internet, etc.

A segunda - Pull - é ligeiramente mais subtil. É agarrar o consumidor e trazê-lo até ao produto. Ela como que diz: eu sou bom, estou aqui, venham buscar-me. Centra-se em grande parte em publicidade nos mass-media, relacionamento com o cliente, cupões, descontos, etc.


// MARCA GENÉRICA

Se não soubéssemos o que é, muito provavelmente diríamos que é o mesmo que linha branca, marca que não tem valor. Blasfémia… Se o fizéssemos, não poderíamos estar mais enganados, uma marca genérica é exactamente o oposto.

Que nome dá aos seguintes objectos? O que usa quando faz a barba: lâmina de barbear ou Gillete? Para brincar com o seu filho: blocos de plástico de encaixar ou Legos? O que usa para arrumar restos de comida: caixas herméticas de plástico ou Tupperware's?

Uma marca genérica é quando o nome de uma empresa ou produto é utilizado para definir toda a gama de produtos semelhantes. Outros exemplos de marcas genéricas são: Jeep, Kispo, Aspirina, Black&Decker…


// DESNATAÇÃO

O luxo dos luxos, o crème-de-la-crème, o supra-sumo da exclusividade. Estratégia de posicionamento de uma marca ou produto que o coloca imediatamente como inatingível ao comum dos mortais.

Afinal de contas não é toda a gente que pode ter um Ferrari topo de gama ou um perfume que custa mais que uma casa, e a ideia é exactamente essa - posicionar-se no patamar mais elevado em qualquer dos elementos constituintes do mix. Reduzir à essência, elevar à excelência.

Testemunhos

“ADSO= Inovação e Competência. Mais que um fornecedor de serviços são parceiros estratégicos.” Filipe Silva – FAFstone

“Pela seriedade, profissionalismo e empenho! Sabe "vestir" a nossa camisola!” António Ressurreição

 

Comentar

Enter the word

Contacte-nos

Enter the word

Links directos