Portugal o parceiro económico da Polónia

 Portugal o parceiro económico da Polónia
 

INVESTIMENTO PORTUGUÊS NA POLÓNIA

A Polónia é o maior mercado de investimento para Portugal na Europa Central e do Leste. Segundo os dados do Banco de Portugal, até ao final de 2014 as empresas portuguesas investiram na Polónia cerca de 32,4 milhões de euros. Em 2014 a Polónia ocupou a 9.ª posição (depois dos Países Baixos, Espanha, Alemanha, Brasil, Angola, Ilhas Cayman, França, e Luxemburgo) na lista de principais mercados de investimento português no mundo.

Conforme os dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, no fim de 2014 foram instaladas na Polónia mais de 140 empresas com o capital português. As áreas predominantes de atuação são: comércio, construção, têxteis; imobiliário, energia (nomeadamente energias renováveis), o sector financeiro e da banca como também o sector de serviços da consultoria e advocacia.

Aos mais importantes investidores portugueses pertencem, entre outros: Jerónimo Martins, Banco Comercial Portugues, Mota Engil, BA Vidro, EDP Renováveis, Carfi Polska S.A., Colep CCL Polska, Martifer, MSF - Moniz da Maia, Serra e Fortunato, Simoldes Plásticos Polska, Glintt - Global Intelligent Technologies.

Atratividade da Polónia como a localização de investimentos portugueses resulta, na opinião de empresários portugueses, dos seguintes fatores: crescimento económico dinâmico, especialmente comparando com as outras economias europeias, estabilidade económica e política, localização geográfica estratégica e dimensões do mercado interno. Entre os argumentos relevantes para escolha da Polónia como localização de investimento são também indicados: o sistema bancário saudável, acesso aos fundos europeus, incentivos atrativos aos investidores estrangeiros e altas qualificações dos quadros humanos.

EMPRESAS PORTUGUESAS NA POLÓNIA

A imagem positiva da Polónia é também criada pelos testemunhos das empresas portuguesas que já estão instaladas no país.

Entre as empresas portuguesas na Polónia destacam-se:

Grupo Jerónimo Martins - O líder do grupo dos investidores portugueses na Polónia é o Grupo Jerónimo Martins, que controla a rede das lojas de desconto “Biedronka”, a maior rede retalhista na Polónia. A Polónia é neste momento o principal motor do crescimento do grupo. Em 2014 a rede polaca foi responsável por 66,5% (8,4 mil milhões de euro) das vendas totais do grupo. No fim de 2014 o Grupo Jerónimo Martins abrangia 2587 lojas da rede Biedronka e 13 centros de distribuição. O portfólio do Jerónimo Martins na Polónia inclui também a rede de drogarias Hebe e a empresa Bliska Lda., que controla a rede das farmácias Apteka Na Zdrowie. Em 2014 o grupo informou que o grupo conta investir entre 700 milhões e 800 milhões de euros na Polónia, em que cerca de 40% do montante terá como destino o atual parque de lojas. Além disso, a empresa assume que em 2017 poderá atingir as 2.900 lojas.

Eurocash – Segunda maior, depois do Jerónimo Martins, empresa de distribuição na Polónia, que desenvolve a sua atividade na área de distribuição por grosso de produtos alimentares e bebidas alcoólicas.

Banco Comercial Português - Outro investidor português ativo, o maior acionista do Bank Millennium S.A, atualmente o 7o maior banco na Polónia no que diz respeito ao número de balcões e ao valor dos ativos. Bank Millennium possui 439 balcões na Polónia, emprega 5881 pessoas e o nível de clientes do Banco ultrapassa 1 milhão.

Mota-Engil – empresa do sector da construção civil e obras públicas que participa na construção de autoestradas, viadutos e infraestruturas urbanas. Mota-Engil atua na Polónia através da subsidiária Mota-Engil Central Europe, que possui a carteira de projetos de valor total de quase 240 milhões de euros.

EDP Renováveis – empresa tem na Polónia três parques eólicos - em Margonin (perto da cidade de Poznań) com a potência de 120 MW, o maior parque deste tipo na Polónia e na Europa Central e do Leste, em Korsze da potência de 70 MW, bem como em Pawłowo da potência de 80 MW. A empresa aumentou também da sua quota de mercado polaco para 11%. A Polónia é um dos primeiros mercados internacionais da presença da empresa e um dos mais importantes no mundo. Além da potência instalada em construção na Polónia, 1175 MW está em fase de projeto.

BA Vidro – fabricante de embalagens de vidro. A BA Vidro em 2011 fechou a aquisição de 80% do grupo polaco de embalagens de vidro Warta Glass. A empresa prevê investir mais de 100 milhões de euros na modernização das duas fábricas no mercado polaco.

Martifer – empresa especializada em produção e montagem de construções metálicas, que tem a sua fábrica na Zona Especial Económica de Katowice.

Glintt - Global Intelligent Technologies – presente na Polónia desde 2011, empresa da área das tecnologias de informação, que comercializa sistemas para o sector de saúde (sistemas de robotização de farmácias, sistemas de software hospitalar).

Carfi Polska S.A. - o produtor dos elementos de plásticos destinados, entre outros, ao sector automóvel e a jardinagem, que em 2011 lançou a segunda fábrica na Polónia.

MSF – Moniz da Maia, Serra e Fortunato do ramo da construção civil.

Simoldes Plasticos Polska, Sp. z o.o. – fabricante de acessórios para sector automóvel.

Colep CCL Polska Sp. z o.o. – fabricante de embalagens.

 

Descarregue a edição de 2016 do Guia Destino Polónia para mais dados sobre este país de oportunidades

Download Guia Destino Polónia 2016

Testemunhos

“ADSO= Inovação e Competência. Mais que um fornecedor de serviços são parceiros estratégicos.” Filipe Silva – FAFstone

“Pela seriedade, profissionalismo e empenho! Sabe "vestir" a nossa camisola!” António Ressurreição

 

Comentar

Enter the word

Contacte-nos

Enter the word

Links directos