Outsourcing // Lean Six Sigma // Custo de Oportunidade

 

TROCADO POR MIÚDOS - MANAGEMENT

Primeiro o Marketing, depois a Publicidade e agora a cereja no topo do bolo – Management. A comunicação trabalha para melhorar os negócios. Quanto mais souber sobre gestão, melhor são hipóteses de atacar o sucesso com toda a força e por todos os ângulos. Se você pegar num pau, e nós pegarmos noutro, cada um a bater do seu lado, vai ver que ele não lhe escapa (o sucesso, entenda-se).

// OUTSOURCING

Longe vão os tempos do "one man show", da polimatia, da generalização. Sim, Leonardo da Vinci era cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquitecto, botânico, músico, escritor e outras coisas mais, mas a lógica actual é a da especialização e da divisão de competências.

Não é preciso saber tudo, fazer de tudo, ser especialista em tudo. Há que tirar partido do que cada um sabe fazer melhor. É a lógica do cada macaco no seu galho, a lógica do máximo denominador comum - quando cada um se centra naquilo que sabe fazer melhor, todos evoluem, todos ganham.

Centre-se no que sabe fazer bem, deixe para outros o que eles fazem melhor.


// LEAN SIX SIGMA

Vamos por partes. Six Sigma é uma metodología desenvenvolvida pela Motorola que utiliza dados e análise estatística para medir e melhorar a performance operacional na identificação e eliminação de erros. O Lean Six Sigma utiliza esta metodologia em conjunto com os princípios da flexibilidade e agilidade. O Six Sigma está para a época industrial assim como o Lean Six Sigma está para a época actual.

Baseia-se em 4 princípios base:

1- Delicie os seus Clientes com rapidez e qualidade.

2- Melhore os seus processos

3. Trabalhe em conjunto para ganhos máximos

4. Baseie as decisões em dados e factos

Nada mais simples, prático, objectivo, racional e… extremamente difícil de implementar!


// CUSTO DE OPORTUNIDADE (MBO)

Nos negócios os recursos são escassos. Muitas das vezes o lençol é demasiado pequeno e para tapar os ombros destapam-se os pés. A questão é saber qual das partes provoca mais desconforto, quando descoberta.

Cada escolha traz repercussões. O Custo de oportunidade mede o custo de tomar uma decisão em detrimento de outra. Ainda que haja uma margem de manobra nos negócios nem todas as opções com que a empresa se depara são as melhores. Por isso é que é importante pensar bem antes de agir porque depois já não há volta a dar-lhe: measure twice, cut once.

Quanto maior o custo de oportunidade maior a possibilidade de ter feito uma má escolha. Como diz a sabedoria popular "Perdeu uma boa oportunidade para estar calado!"

Testemunhos

“ADSO= Inovação e Competência. Mais que um fornecedor de serviços são parceiros estratégicos.” Filipe Silva – FAFstone

“Pela seriedade, profissionalismo e empenho! Sabe "vestir" a nossa camisola!” António Ressurreição

 

Comentar

Enter the word

Contacte-nos

Enter the word

Links directos