O ciclo de vida de um cliente

O ciclo de vida de um cliente
 

A relação entre uma empresa e um cliente assemelha-se assustadoramente às relações de afecto/desafecto existentes possíveis de encontrar num casal de jovens solteiros em busca da sua cara-metade.

Se procurarmos as semelhanças, facilmente dividimos o ciclo de vida de um cliente em algumas fases bem conhecidas de todos nós:

 

FASE #1 “O NAMORO”

Esta é a fase do cortejar e da perseguição. Normalmente uma das partes mostra-se mais interessada/empenhada do que a outra mas ambos procuram analisar se a relação tem futuro e até onde os vai levar.

Muito provavelmente existem relações passadas que precisam de ser resolvidas antes de avançar, especialmente do lado dele (do cliente) pois é bem possível que antes dela (a empresa) outras possam ter feito parte da vida dele.

 

FASE #2 “O COMPROMISSO”

Mas resolvidas as controvérsias (a existirem) e analisadas as mais-valias, ambos estão muito felizes por estarem juntos e acreditam que a relação pode vir a dar muitos frutos.

É assim altura de dar o próximo passo e tornar as coisas oficiais. Votos trocados e “Eu aceito(s)” declarados, iniciam juntos uma jornada rumo ao progresso mútuo e desenvolvimento constante.

 

FASE #3 “A LUA-DE-MEL”

As coisas não podiam correr melhor e cada um faz os possíveis por agradar o outro. Tudo que um pede o outro faz, nada de atrasos, respostas ao minuto, mimos para aqui, elogios para ali, tudo sobre rodas.

É nesta altura que se perguntam como é que conseguiram viver este tempo todo um sem o outro e que não conseguem imaginar o futuro sem estarem juntos.

---------------------------

Aviso: Terminado o encanto da lua-de-mel chega o momento da verdade e é aqui que a relação é realmente posta a prova. Após esta fase qualquer um dos seguintes desfechos é uma possibilidade.

---------------------------


FASE #4A “O OU VAI…”

As atenções já não são tantas e os elogios também não. Mas eles sabem o bem que fazem um pelo outro e que são mais fortes quando estão juntos por isso mantêm-se unidos e apoiam-se mutuamente face à rotina do dia-a-dia e vivem felizes para sempre.

 

FASE #4B “…OU RACHA”

Os mimos e os elogios dão lugar às críticas e amuos e a relação esfria até níveis de arca congeladora. “Por onde andaste?”, “Porque não atendeste o telemóvel?”, “Nunca tens tempo para mim?” e finalmente o tão temido “Precisamos de conversar” que resulta em Divórcio, pondo termo a esta relação.

Neste momento, duas novas portas se abrem e novos namoros fazem-nos acreditar que com este novo parceiro/parceira serão felizes para sempre.

Testemunhos

“ADSO= Inovação e Competência. Mais que um fornecedor de serviços são parceiros estratégicos.” Filipe Silva – FAFstone

“Pela seriedade, profissionalismo e empenho! Sabe "vestir" a nossa camisola!” António Ressurreição

 

Comentar

Enter the word

Contacte-nos

Enter the word

Links directos


 
classificado em: , , ,
Top