Secções

Matriz BCG // Lazy Dog - Cash Cow - Dilema - Produto Estrela

Matriz BCG // Lazy Dog - Cash Cow - Dilema - Produto Estrela
 

TROCADO POR MIÚDOS - MARKETING E COMUNICAÇÃO

Quem nos conhece sabe que para nós a Publicidade e o Marketing são tal e qual Unha & Carne. Vamos até mais longe e normalmente ainda metemos as Relações Públicas e outras coisas ao barulho. É o que resulta de sermos uma Agência de Comunicação Global. Já que andam sempre juntos e para que ninguém fique de fora das conversas iremos, aos pouquinhos (sim, porque sobredosagem é algo que não soa nada bem) lançar umas luzes sobre termos que, quer uns, quer outros, quer os outros ainda, tanto gostam de utilizar no dia-a-dia.

// LAZY DOG (MATRIZ BCG)

Aquele negócio ou produto com baixa quota de mercado num sector maduro e com poucas possibilidades de crescimento. Não tem grandes possibilidades e normalmente gera apenas a receita necessária para sobreviver. É um pequeno peixe num grande aquário cheio de tubarões - não faz muito a favor do ecossistema e mais tarde ou mais cedo vai resultar em desgosto. O melhor é desistir dele o quanto antes.


// CASH COW (MATRIZ BCG)

Ou como costumamos chamar, a vaca leiteira. Também lhe poderíamos chamar porquinho mealheiro. É o negócio dentro da empresa ou a empresa dentro do grupo que, com baixa manutenção e baixas possibilidades de crescimento, produz lucros altos e continua a fazê-lo ao longo do tempo. Normalmente é utilizada (ou deve ser utilizada) para gerar valor, para sustentar o crescimento de outros negócios ou empresas com maior potencialidade de crescimento mas que também necessitam de maior investimento.


// DILEMA (MATRIZ BCG)

São como as crianças… Crescem rapidamente, precisam de muita atenção mas não se sabe muito bem no que se vão transformar. Podem vir a tornar-se produtos estrelas e posteriormente cash-cows mas há sempre a hipótese de não passarem de lazy dogs. Negócios que para crescer implicam um grande investimento mas não têm grande quota de mercado. Devem ser analisados cuidadosamente para tentar perceber se é possível aumentar essa quota de mercado ou, se pelo contrário, não há nenhum pote de ouro no final do arco-íris.


// PRODUTO ESTRELA (MATRIZ BCG)

Ninguém nasce uma estrela, é necessário investir para alcançar a fama. Mas quando o investimento é bem feito o caminho é sempre a subir. Deve ter sido mais ou menos esta a analogia usada para atribuir o nome a este tipo de negócios ou produtos. Têm grandes possibilidades de crescimento mas exigem elevada manutenção. Implicam muito investimento mas isso é essencial para ser líder de mercado.

Quando a trajectória de ascensão abranda existem duas possibilidades: uma estrela pode tornar-se numa cash-cow (leia-se continuar a viver com base no estatuto de celebridade, o que, estranhamente, é o melhor que pode acontecer) ou tornar-se num lazy dog (cujo equivalente hollywoodiano será mais ou menos cair no esquecimento).

Testemunhos

“ADSO= Inovação e Competência. Mais que um fornecedor de serviços são parceiros estratégicos.” Filipe Silva – FAFstone

“Pela seriedade, profissionalismo e empenho! Sabe "vestir" a nossa camisola!” António Ressurreição

 

Comentar

Enter the word

Contacte-nos

Enter the word

Links directos


 
Top