Golfe, Green and Clean

Golfe, Green and Clean
 

O número de praticantes de golfe tem registado um crescimento significativo a nível mundial. No entanto, existem ainda muitos preconceitos em relação a este desporto. Está na altura de desmistificarmos e colocarmos tudo green and clean, ou como dizemos por cá, em pratos limpos.

 

- TODA A GENTE PODE PRATICAR?

Sim. O golfe é um desporto que pode ser praticado tanto por jovens como por pessoas de bastante idade.

 

- O QUE É PRECISO PARA JOGAR?

Em 1º lugar são necessários tacos de golfe. Existem vários tipos, tanto para quem está a começar até aos profissionais. O CGB disponibiliza gratuitamente o material nas aulas. É importante também seguir o dress code: polo e calças de tecido. Tendo em conta que o golfe é jogado em relva, existem sapatos específicos que também são recomendáveis.

 

- QUANTO CUSTA A INICIAÇÃO AO GOLFE?

É barato ou gratuito. O golfe é um desporto que tem custos médios. Para quem começa no CGB, é gratuito até aos 18 anos. Para os restantes, o clube apresenta diversas campanhas com custos muito reduzidos para incentivar à prática da modalidade. Desde dias grátis até pacotes, onde é possível participar numa clínica de golfe por 15€. Existem depois outros valores para poder jogar em vários campos (para jogadores mais avançados).

 

- MAS TAMBÉM HÁ QUEM COBRE PREÇOS ALTOS?

O golfe está nalguns casos associado a uma elite que tem muito a ver com os clubes. Existem campos onde a prática é cara, tal como o equipamento. E existem outros campos e clubes com preços muito competitivos. O golfe chega a ser mais acessível que outros desportos. É possível praticar gratuitamente ou por valores muito simbólicos. Por exemplo, uma aula num sábado terá um custo superior a uma durante a semana. Se praticar com regularidade pode ter uma mensalidade com um custo acessível.

Em Portugal, o golfe é para todos e não existe razão para não se praticar. Esta é uma realidade do CGB que tem uma academia gratuita para jovens, apresenta aulas e eventos de golfe a preços simbólicos e disponibiliza um campo e driving range para todos os golfistas.

 

- É MUITO DIFÍCIL APRENDER?

É fácil e engraçado. O golfe é praticado com tacos diversificados que correspondem a diferentes tipos de tacadas. Um praticante vai aprendendo conforme cada taco, tendo experiências e resultados diferentes. Mesmo sendo necessário praticar muitas vezes a mesma tacada para se dominar, acaba por não ser monótono. Num campo, um jogador está sempre a mudar de sítio e tem de estar sempre a aprender. Normalmente, o básico num jogo de golfe aprende-se rápido. Para jogar muito bem, é algo que nunca se aprende. Nunca se chega lá. É muito difícil.

 

- POSSO JOGAR GOLFE NO INVERNO?

Sim. Existem muitos estrangeiros que no inverno vêm jogar para cá. Só se houver neve é que se torna mais difícil jogar. Quando se tem 10º de temperatura, joga-se perfeitamente. Existem muitos campos protegidos, os jogadores movimentam-se com facilidade.

 

- O QUE É O HANDICAP?

É um número até 36 que define a capacidade e o grau de técnica de um praticante. No início, começa-se sempre com um handicap elevado e à medida que se evolui no jogo e obtém bons resultados nos torneios, vai-se reduzindo.

 

- DEPOIS DE TIRAR O HANDICAP, POSSO JOGAR EM QUALQUER CAMPO?

Cada campo tem as suas regras e condicionantes. Existem alguns que definem um handicap mínimo. A maior dificuldade é ter de se pagar para jogar ou então pertencer ao próprio clube. Um jogador de futebol nunca vai jogar no Estádio da Luz, mas um jogador mediano de golfe em Portugal pode jogar em todo o lado, mesmo em campos que são dos melhores do mundo.

 

- O QUE EXIGE A NÍVEL FÍSICO?

Não tem exigências especiais. Vê-se todo o tipo de pessoas a praticar. O golfe é ótimo para melhorar a postura corporal, a coordenação motora, permite bons movimentos e contribui para a melhoria do sistema cardiovascular.

 

- O GOLFE É PARA PESSOAS CALMAS?

Nem por isso. O golfe exige controlo, mas é muito movimentado. Um jogo normal de golfe demora algumas horas e anda-se no mínimo uns 5/6km.  Um praticante tem de ser capaz de saber adaptar-se e controlar-se. Há tacadas que exigem força, outras exigem concentração. É um jogo físico e mental.

 

- POSSO LEVAR OS MEUS FILHOS PARA O GOLFE?

Sim. O golfe é um desporto muito completo para crianças e jovens. No CGB é grátis. É bom e de borla.

 

- QUAL A IDADE MÍNIMA E MÁXIMA PARA JOGAR GOLFE?

Não existe limite de idade. É para crianças que já conseguem pegar num taco até para irem ganhando habituação até pessoas com muita idade. Existem jogadores com perto de 100 anos.

 

- PORQUE É QUE DEVO APRENDER NO CGB?

Em 1º lugar porque tem um treinador de Nível III acreditado pela Federação Portuguesa de Golfe. Tem treinado muitos jovens que são jogadores com excelentes resultados. O CGB tem investido muito na formação e para além da competência técnica, apresenta boas infraestruturas para a prática da modalidade. Os praticantes podem treinar as vezes que entendam. O novo campo Pitch&Putt é excelente para ajudar a melhorar o jogo curto.

 

ENGAGE // CONNECT // CONTACT
Email: jose@adso.pt
LinkedIn: www.linkedin.com/in/josevillacardoso
ADSO golfe: http://adso.pt/golfe
Facebook: http://bit.ly/ADSO-Facebook
YouTube: http://bit.ly/ADSO-YouTube

Testemunhos

“ADSO= Inovação e Competência. Mais que um fornecedor de serviços são parceiros estratégicos.” Filipe Silva – FAFstone

“Pela seriedade, profissionalismo e empenho! Sabe "vestir" a nossa camisola!” António Ressurreição

 

Comentar

Enter the word

Contacte-nos

Enter the word

Links directos