Focus Group – Como fazer a diferença

Focus Group – Como fazer a diferença
 

Na comunicação e nos negócios é tudo muito bonito mas quem realmente manda é o consumidor final. Por isso mesmo nada melhor do que avaliar e testar as decisões e escolhas tomadas junto das devidas autoridades.

O QUE É

Focus Group constitui-se com perto de 10/20 pessoas representativas do target a que queremos chegar. O objectivo é dar-lhes a palavra para sabermos o que realmente querem/procuram e deste modo testarmos as nossas ideias/projectos/conceitos.

COMO

São três as etapas que seguimos neste processo:

1º - Pensar o que queremos validar

Em todos os projectos existem muitos pormenores e detalhes que precisamos de validar. É importante sabermos exactamente o que queremos para direcionarmos o questionário nesse sentido e obtermos todos os esclarecimentos.

2º - Criar questionários

Os questionários devem ser assertivos. O tempo disponível das pessoas é cada vez menor e a paciência esgota-se num instante.  Organizar o trabalho para cerca de 30 minutos é o ideal.

3º - Seleccionar pessoas representativas do target

Precisamos de um grupo de pessoas que sejam representativas do nosso público-alvo.

Por exemplo: se estamos a desenvolver um projecto para surfistas, é indispensável que todos os entrevistados sejam praticantes de surf para sabermos quais os seus interesses/aspirações, etc.

Estes focus groups devem ser reunidos em diferentes fases do processo.

PORQUÊ

Vai permitir questionar, conversar e validar um conjunto de ideias e conceitos, perceber o que a marca transmite e não transmite, perceber o que preferem, o que não preferem.

Ao perceber as suas dúvidas e expectativas em relação ao produto/serviço é possível tornar a comunicação mais eficaz e assertiva.

EXEMPLO VEGAN/VEGETARIANO

A ADSO realizou recentemente um focus group para um projecto de um website sobre a temática vegan/vegetariana.

Porque quem manda no final, acaba sempre por ser o consumidor.

Permitiu-nos testar as cores a usar; tipo de imagem; citações; conteúdos a desenvolver; etc; junto de um grupo de vegetarianos/vegan.

Tiramos conclusões e descobrimos ponto de interesse que não esperávamos e agora vamos poder desenvolver um trabalho mais direcionado.

 

SAIBA QUAIS SÃO AS 3 OUTRAS COISAS QUE FAZEMOS E QUE FAZEM TODA A DIFERENÇA NOS TRABALHOS:

clique aqui

 

---

// GOSTOU DESTE POST? PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS //

Está cansado de ver selfies nas redes sociais? É dos que gosta mais de ler artigos interessantes que acrescentem algum valor? Estamos em sintonia. Partilhe este post com os seus amigos.

COMO PARTILHAR: É fácil. Na caixa “partilhar” (em cima, ao lado da imagem), basta clicar no ícone da rede social e seguir as indicações. Se já estiver logado, o processo é automático. Fica com mais um post para os seus contactos verem.

Testemunhos

“ADSO= Inovação e Competência. Mais que um fornecedor de serviços são parceiros estratégicos.” Filipe Silva – FAFstone

“Pela seriedade, profissionalismo e empenho! Sabe "vestir" a nossa camisola!” António Ressurreição

 

Comentar

Enter the word

Contacte-nos

Enter the word

Links directos