Como fazer um plano de negócios à século XXI

Como fazer um plano de negócios à século XXI
 

O mundo mudou. Se na escola surgia uma dúvida sobre um trabalho íamos à biblioteca, hoje, o Sr. Google é o nosso melhor amigo. O que antes escondíamos num diário hoje publicamos na internet. Um acontecimento que antes demorava horas (ou até mesmo dias) a ser noticiado hoje é acompanhado ao segundo.

Já não é preciso ter barba branca para dizermos “No meu tempo era assim” e falar de uma realidade completamente diferente da de hoje. Tudo ou quase tudo está diferente. O conceito de imediatismo está diferente, o conceito de notícia está diferente, e em algumas circunstâncias até mesmo o conceito de negócios está diferente.

Actualmente os negócios são mais rápidos, mais dinâmicos, mais informais e enquanto elemento fulcral aos negócios, o plano de negócio tem que se adaptar a esta nova realidade.

 

O QUE UM PLANO DE NEGÓCIO JÁ NÃO PODE SER

Demorado: De que serve se quando estiver finalmente terminado metade do que lá está definido já mudou?

Massudo, denso, chato, enfadonho: Já não há paciência para comer palha. Os tópicos são seus amigos.

Estático: Os modelos ceteris paribus (latim para tudo o resto é constante) já não funcionam

Em papel: Se tem de ser dinâmico como faz as actualizações?

 

RECURSOS E FERRAMENTAS PARA O SEU NOVO PLANO DE NEGÓCIOS

Modelo formal: Encontra muitos templates em qualquer pesquisa na internet. Veja o que melhor se ajusta ao seu negócio

Business canvas: Também encontrável nas pesquisas, até já existem apps com toda a papinha feita. O Business Model Toolbox e Stategyzer são os que usamos na empresa.

Excel: Diz-se que é dos softwares que todo o empresário deve dominar. Desde as contas mais simples até aos mais elaborados mapas provisionais podem sem feitos e rapidamente analisados, ajustados e integrados com outras ferramentas.

Project Management: Para a implementação e controlo do plano existem muitas ferramentas. Wrike e Smartsheet são dois bons exemplos. Até o calendário do seu programa de email pode fazer a função. O importante é não perder de vista os objectivos, tarefas e metas a alcançar.

Testemunhos

“ADSO= Inovação e Competência. Mais que um fornecedor de serviços são parceiros estratégicos.” Filipe Silva – FAFstone

“Pela seriedade, profissionalismo e empenho! Sabe "vestir" a nossa camisola!” António Ressurreição

 

Comentar

Enter the word

Contacte-nos

Enter the word

Links directos


 
classificado em: , , ,
Top