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Blue Ocean vs Red Ocean // Redes Sociais // Os novos P's

 

TROCADO POR MIÚDOS - MARKETING E COMUNICAÇÃO

Quem nos conhece sabe que para nós a Publicidade e o Marketing são tal e qual Unha & Carne. Vamos até mais longe e normalmente ainda metemos as Relações Públicas e outras coisas ao barulho. É o que resulta de sermos uma Agência de Comunicação Global. Já que andam sempre juntos e para que ninguém fique de fora das conversas iremos, aos pouquinhos (sim, porque sobredosagem é algo que não soa nada bem) lançar umas luzes sobre termos que, quer uns, quer outros, quer os outros ainda, tanto gostam de utilizar no dia-a-dia.

// BLUE OCEAN VS RED OCEAN

Um "oceano vermelho" representa um mercado dito "normal" - mercados de competição com concorrentes definidos, clientes definidos e uma forma típica de gerir um negócio numa indústria específica. Neste panorama os concorrentes lutam entre si pela mesma presa.

Um "oceano azul" significa trilhar o próprio caminho. A empresa não concorre com as já existentes, mas antes cria o seu próprio mercado. Aqui a concorrência não é forte nem fraca, é simplesmente irrelevante.

Exemplos de Blue Oceans? Cirque du Soleil (não é só um circo, não é só um espectáculo, é algo completamente diferente) Curves (um ginásio exclusivamente para mulheres), a Virgin Galactic (certamente não há muita concorrência no espaço)...


// REDES SOCIAIS

Imagine o seu grupo de amigos, conhecidos, pessoas com quem trabalha, pessoas com quem se cruza no café e troca impressões. Se possui uma empresa acrescente os seus clientes, potenciais clientes, parceiros, fornecedores…

Com as redes sociais pode com apenas alguns "peck, peck, peck" no teclado falar para todos e para cada um e tem a possibilidade de saber as suas opiniões sobre algo que fez, disse ou mostrou.

Interacção, partilha, amigar e "desamigar", comentar e editar. Blogs, Twitter, Facebook, LinkedIn, Youtube, Google+, Tumblr, Instagram, Vine, MySpace, Hi5, Flickr, Wikipédia, Second Life, são alguns exemplos de redes sociais existentes.

Porque mandar um email para uma só pessoa quando pode comunicar com mais de 6,5 mil milhões de uma só vez?


// OS NOVOS P'S (MIX DE SERVIÇOS)

Aos clássicos 4 P's do marketing (Product/Price/Place/Promotion) o Mix de Serviços acrescenta 3 novos.

People (Pessoas) .:. Os negócios são as pessoas. Contar com as pessoas certas é essencial para obter vantagens competitivas. Os recursos humanos de uma empresa são factor essencial e por isso não poderiam ser deixados de fora do Mix de Serviços.

Process (Processo) .:. Vai ao McDonalds e pede um Big Mac. Em menos de 2 minutos já está sentado a saboreá-lo. Se tivesse que esperar 20 minutos não era a mesma coisa, pois não? Está a ver como os processos são extremamente importantes?

Physical Evidence (Evidência Física) .:. O que é bonito pode não vender mas o que é feio não vende de certeza. Think Different, pense Apple. Cada característica dos produtos, o ambiente em que o serviço é prestado torna palpável, tangível, real a promessa que o serviço representa. O cliente percebe que por detrás do produto está algo de grande valor.

Testemunhos

“ADSO= Inovação e Competência. Mais que um fornecedor de serviços são parceiros estratégicos.” Filipe Silva – FAFstone

“Pela seriedade, profissionalismo e empenho! Sabe "vestir" a nossa camisola!” António Ressurreição

 

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