A importância da comunicação interna nos clubes – 3 aspectos a não descurar

A importância da comunicação interna nos clubes – 3 aspectos a não descurar
 

FACTO: é 15 vezes mais dispendioso conseguir um novo cliente do que manter um já existente. Só por aqui já é fácil começar a perceber a importância da comunicação interna e da valorização dos públicos que já nos escolheram de alguma forma.

No caso dos clubes e associações, onde os públicos internos possuem uma tão elevada afinidade (quer entre associados, quer entre o associado e a organização), a comunicação interna assume um grau de importância tão ou mais elevado que os outros tipos de comunicação.

Se um clube tem 1000 associados devia ser capaz de ter um acréscimo de 20 a 25% na época seguinte só recorrendo às recomendações de membros já existentes.

A realidade é que muitas vezes isso não acontece e mesmo com promoções, ofertas e campanhas de descontos os números chegam por vezes a decrescer. Isso significa que há certas coisas que deveriam ser feitas e a comunicação interna é uma parte muitíssimo importante.

 

3 ASPECTOS QUE UM CLUBE NÃO PODE DESCURAR NA COMUNICAÇÃO INTERNA

Para comunicar aos públicos internos de um clube de forma estratégica e bem pensada existem alguns aspectos que não podem ser ignorados. Vejamos o exemplo dos Clubes de Golfe

 

# 1 – As pessoas estão a sentir-se valorizadas?

Como em qualquer negócio, quando pertencemos a algo temos que ter retorno. No caso de um clube de golfe, o valor de retorno (possibilidade de jogar, pertencer ao clube, criar afinidades, etc.) é muito maior que o valor da inscrição/mensalidade. Esse valor de retorno, tem que ser comunicado e as pessoas têm que percepcionar bem quanto obtêm, têm que conhecer o ROI (Return on Investment).

É preciso ser claro nas mais-valias que o clube tem para os associados, e é importante que o associado tenha boa noção de quais são as vantagens que está a usufruir.

 

# 2 – Ter regularidade na comunicação

Já diz o provérbio: “Longe da vista, longe do coração”. De pouco vale dirigir-se intensamente ao associado para o conquistar se depois está uma larga temporada sem lhe dirigir a palavra. É importante ter organização, disciplina e método.

Deve encontrar um ritmo que permita ao clube manter-se sempre na mente do associado para estimular o passa-palavra (ou, em termos mais técnicos, gerar word-of-mouth).

Exemplo a seguir: Um clube de golfe na Florida comemora todos os anos o dia em que os associados se inscreveram, enviando-lhes nesse dia um bolo/ramos de flores (depende do género). Ideias destas não faltam. Se quiser uma lista fale connosco.

 

# 3 Estimular o networking

Os clubes de golfe são terrenos férteis para a prática do networking e cross-selling de produtos e serviços. É um Rolodex dourado pronto a ser usado. Pessoas homogéneas, com afinidades, num local agradável são combinações perfeitas para grandes negócios.

O “Buraco 19” como chamamos ao Clubhouse é cada vez mais um centro de negócios por excelência e criar condições de trabalho é fundamental para estimular a interação e para que não se percam oportunidades.

 

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Testemunhos

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“Pela seriedade, profissionalismo e empenho! Sabe "vestir" a nossa camisola!” António Ressurreição

 

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