7 conselhos para manter o seu trabalho organizado

7 conselhos para manter o seu trabalho organizado
 

Quer esteja a realizar trabalhos sobre aplicações ou editar fotografias no photoshop, conseguir manter a organização no seu dia é importante. As vantagens são várias. Melhoria da produtividade, maior rapidez a realizar atividades ou aumento da venda de produtos são apenas algumas dos benefícios que irá sentir caso comece a organizar o seu dia de um modo mais eficiente. Infelizmente, criatividade e organização são normalmente duas palavras que andam bastante distantes. Isto porque muitas pessoas pensam que para se ter ideias criativas é necessária ter uma vida um pouco “desorganizada”. Bem pelo contrário! Conseguir realizar tarefas de um modo mais eficaz significa ter mais tempo livre para si e para pensar nos pormenores do seu negócio, que no final vão acabar por fazer a diferença.

NUNCA FUI ORGANIZADO, POSSO SÊ-LO AGORA?

Muitas pessoas adoram utilizar esta frase: “Eu nunca fui organizado na minha vida, não vai ser agora que irei mudar”. Mais uma vez, um erro comum. Nós não somos como os animais, que se não forem treinados dificilmente modificam velhos hábitos. Nós, seres racionais, temos a capacidade de alterarmos características nossas, “bastando” para isso vontade, determinação e disciplina pessoal. Acreditar que podemos alterar velhos hábitos ruins é o primeiro passo para conseguir ter um dia-a-dia mais organizado. Mas para ficar com ainda mais vontade de realizar esta mudança, dou-lhe abaixo dez benefícios de manter a organização no seu trabalho e ter um dia mais produtivo:

  • Mais tempo para si. Maior satisfação fora das horas de trabalho significa melhoria da produtividade nas horas laborais
  • Maior eficácia é sinónimo de mais trabalho em menos tempo
  • Elimina o “lixo” que rodeia o seu dia, concentrando-se naquilo que é realmente mais importante: produzir
  • Acaba com aquelas tarefas que você normalmente se esquece. Se sigar estas dicas, dificilmente deixará algum cliente insatisfeito por não entregar um trabalho
  • O seu negócio irá crescer de um modo muito mais rápido e exponencial
  • Maior capacidade de aprendizagem. Renovar os seus conhecimentos é importante em qualquer área e com maior melhor organização restará mais tempo para estudar
  • Consegue dar conta de um maior número de projetos ao mesmo tempo sem se sentir mais cansado
  • Passa uma imagem mais profissional naquilo que faz
  • Começa a estar um passo à frente dos seus concorrentes, visto que agora tem mais tempo para criar novos produtos e aplicações
  • Trabalho com melhor qualidade. Ao estar mais focado naquilo que está a fazer, acaba por conseguir produzir com melhor qualidade visto que conseguir um bom trabalho é o seu foco principal

Para que consiga aprender a organizar o seu dia de um modo mais eficiente, vou dar-lhe 7 conselhos que pode (e deve) começar a seguir já hoje. Eles estão programados mesmo para ajudar aquela pessoa mais desorganizada do mundo, em que as comidas de plástico em cima da mesa de trabalho são o mais comum no dia-a-dia. Mas para que realmente estas dicas possam ser eficazes, é importante que comece a segui-las à risca e que, acima de tudo, acredite naquilo que está a fazer! No início é bem provável que se sinta confuso e um pouco perdido, mas lembre-se que isto é um investimento a longo prazo e que só irá colher os frutos num futuro a médio prazo.

1. PROGRAME O DIA SEGUINTE

O primeiro passo a dar é começar a planear o seu dia no dia anterior à noite. Isto faz com que se deite já com a ideia do que vai fazer no dia seguinte. Além de ajudá-lo a prevenir, ajuda também com que se sinta mais motivado pois já sabe o que vai encontrar no dia seguinte. Uma simples agenda é suficiente para que consiga organizar o seu dia. Para que saiba um pouco mais sobre este tema, aconselho que dê uma olhada nestes artigos da Escola Freelancer:


2. COLOQUE NO PAPEL TUDO O QUE VAI FAZER

Outra das dicas essenciais para o seu dia ser mais produtivo é colocar no papel tudo o que pretende fazer. A maioria das pessoas não o faz. Pensa que ter as coisas na cabeça é suficiente. Mas eu mostro-lhe claramente que não. Além do óbvio, que é poder esquecer-se do que tem programado, colocar as coisas no papel causa um alívio do stress muito grande. Isto porque acaba por desocupar a sua cabeça com as tarefas que necessita de realizar, concentrando-se apenas no que tem de fazer no momento. Depois de ter uma tarefa concluída, risque-a e passe para a seguinte. Verá que lhe dará um prazer enorme eliminar cada objetivo que tinha programado para o seu dia.

3. TRÊS PELA MANHÃ E TRÊS À TARDE

Um dos grandes problemas de quem começa a planear o seu dia é que faz listas enormes. Com isso, levanta dois problemas: o primeiro é que não vai cumprir as tarefas e consequentemente, fica desmotivado no seu trabalho. Para quê ter tantos objetivos se não os vai conseguir cumprir? Uma boa das técnicas para que isso não aconteça é definir três tarefas para a manhã e três para a tarde. Isso evita que cria listas imensas sem necessidade. Com o tempo, poderá alargar a sua lista de tarefas, mas isso apenas dependerá da sua capacidade pessoal e da dificuldade das mesmas tarefas.

4. UTILIZE A TÉCNICA QUE FOR MELHOR PARA SI

Na Escola Freelancer, dei a conhecer algumas técnicas e softwares que ajudam a melhorar a sua produtividade. Elas podem ajudar principalmente aqueles trabalhadores que não sabem por onde iniciar e que não têm método de organização. Veja aqui algumas delas e adapte-as ao seu cotidiano:


5. NÃO PLANEIE APENAS O DIA, MAS SIM A SEMANA OU O MÊS

Existe uma grande diferença entre estratégia e tática. A estratégia é um pensamento a longo prazo enquanto a tática serve para resolver um problema de curto prazo. No seu trabalho, deverá pensar bem mais na primeira opção do que na segunda. É importante que decore uma coisa: As coisas não acontecem por acaso. No mundo do negócios, a maioria dos novos produtos surgem porque realmente estavam programados para que isso acontecesse. Se quiser melhorar a sua produção de websites, terá mesmo que planear esse acontecimento. Claro que me poderá dar a resposta que algum trabalhos aconteceram por acaso. No entanto, o número é bastante reduzido. Planeia para fazer acontecer!

6. FAÇA-O DURANTE PELO MENOS UM MÊS

O maior problema de quem começa a planear o seu dia-a-dia prende-se com o fato de que pensar que irá começar a ver resultados no próprio dia. Completamente falso. Bem pelo contrário. É bem normal que ao início se sinte ainda mais confuso, longe daquela sua organização muito pessoal. Dê tempo para começar a colher os frutos do seu esforço. Um mês é o mínimo para ver resultados práticos. Outra nota importante: também é determinante que o faça todos os dias.

7. DIVIDA O SEU DIA DE MODO EFICIENTE

Muitas pessoas gostam de começar a utilizar aquelas horas livres que ganham com a melhor capacidade de organização para ocupar esses períodos com mais..trabalho. Quando isso começar a acontecer, faça uma análise. Será que necessita mesmo desse trabalho? Será que essas horas não podem ser utilizadas a estudar por exemplo? Será que a sua produtividade se mantém durante todo esse período? Ser mais eficaz significa fazer as coisas de um modo mais rápido, deixando de fora distracções que não servem para nada. Contudo, utilizar estas técnicas implica uma maior capacidade de concentração. Logo, maior desgaste psicológica e físico. Quando começar a ser mais eficiente, aproveite os tempos que conseguiu livres para realizar outro género de atividades.

COMO TEM SIDO A SUA ORGANIZAÇÃO NO TRABALHO?

Quem for mais organizado certamente terá um futuro muito melhor, quer seja trabalhar para uma empresa ou freelancer. A organização permite realizar o mesmo número de tarefas mas com menos esforço e num menor período de tempo. Agora só lhe cabe a si querer essa mudança, mas acima de tudo ter força de vontade para a conseguir, com vista a ser um melhor profissional. Espero que estas dicas o possam ajudar. Mas agora, chegou o momento de dar a sua opinião.

By: escolacriatividade

Testemunhos

“ADSO= Inovação e Competência. Mais que um fornecedor de serviços são parceiros estratégicos.” Filipe Silva – FAFstone

“Pela seriedade, profissionalismo e empenho! Sabe "vestir" a nossa camisola!” António Ressurreição

 

Comentar

Enter the word

Contacte-nos

Enter the word

Links directos