Os 19 Melhores Livros de Negócios de 2013

Os 19 Melhores Livros de Negócios de 2013
 

Eu literalmente gasto mais dinheiro com livros do que com qualquer outra coisa.

Em 2013 eu li para caramba.

Eu li literalmente dezenas de dezenas de livros. Eu sempre li muito rápido. Mas desde a chegada dos livros eletrônicos, eu acelerei ainda mais a velocidade da minha leitura.

O formato e-book é muito mais fácil de ler. E quando eu leio no iPad ou no Kindle, a iluminação do bicho facilita a vida do leitor ainda mais.

Em 2013 eu só comprei e-books, salvo uns três livros impressos que eu comprei.

Livro impresso para mim já era. Eu só compro livro impresso quando o bicho tem um formato especial, fotografias fantásticas ou qualquer coisa impressa que realmente valha a pena. Caso contrário, bye bye papel!

Ler é tudo! Eu não consigo passar um dia sequer sem ler algumas dezenas de páginas de um bom livro. Eu leio no Kindle, no iPad, no iPhone e até no computador. Uma vez que o livro está na nuvem, eu sincronizo a página que eu estou lendo em um aparelho, e geralmente termino a leitura em um outro.

Mas chega de delongas, e vamos a lista dos melhores livros de negócios que eu li em 2013.

Outra coisa, eu praticamente não leio livros em português. Eu leio tudo em inglês. Então, muitos dos livros abaixo ainda não foram traduzidos para o português.

Mas não pense que eu quero parecer esnobe com esse papo; pelo contrário, o livro eletrônico em inglês é MUITO MAIS BARATO que o livro brasileiro!

Então, aqui vai a minha lista:

1. The Everything Store: Jeff Bezos and the Age of Amazon. Esse livro é realmente um dos melhores livros do ano - se não o melhor. O livro conta a história da Amazon desde os seus primórdios até se tornar a grande loja de tudo que existe. O autor foi atrás dos primeiros funcionários da Amazon e de pessoas ligadas ao Jeff Bezos - fundador da Amazon - para escrever a história da empresa. O livro é dú caraio. Super bem escrito.

2. Unlabel: Selling You Without Selling Out. Escrito por Marc Ecko, o livro vai provocar a sua criatividade e instigar a sua coragem para fazer diferente. O livro conta as vitórias, derrotas e desafios que Marc passou para construir a partir da garagem da casa dos seus pais, uma das marcas de roupas mais cool do planeta, a Ecko Unltd. Livro show de bola para você tentar entender como construir a marca de uma empresa no Século 21.

3. The Making of Star Wars: Return of the Jedi. Para quem não sabe, eu sou FANÁTICO por STAR WARS. Esse livro fantástico conta em detalhes a história por trás da criação do Episódio 6 de Star Wars. O livro é maravilhoso. É um dos três livros impressos que eu comprei esse ano. Recomendo para todos os amantes de cinema e STAR WARS!

4. David and Goliath: Underdogs, Misfits, and the Art of Battling Giants. Esse é um livro que eu poderia ter escrito, e quem sabe, um dia ainda vou escrever. Malcolm Gladwell, autor de vários livros legais mas-meio-boring-demais, resolveu escrever um livro sobre como os pequenos e esquisitos sempre ganham as batalhas contra os gigantes e lentos. O livro é legal, tem o seu mérito, mas tem partes meio chatas, como a descrição metódica da batalha do Davi contra o Golias. Eu imagino que para justificar o tema do livro, o autor tinha que descrever a batalha dos dois, mas... eu acho que ele foi longe demais para descrever uma luta que pode ser que nem existiu. Mas, o livro é bom. Leia!

5. Focus: The Hidden Driver of Excellence. Focus é o novo livro do Daniel Goleman, o cara que ficou famoso no mundo inteiro por escrever aquele famoso livro sobre Inteligência Emocional. O livro fala sobre a pesquisa que ele fez por duas décadas sobre FOCO. Eu comprei o livro esperando descobrir como ser um cara ultra mega blaster focado. O autor mostra cientificamente como isso funciona. E se você for um cara que meia palavra basta, você vai entender o livro e praticá-lo na sua vida. Se você for do tipo que precisa de uma receita de livro para se mexer, pule esse livro.

6. Growth Hacker Marketing: A Primer on the Future of PR, Marketing, and Advertising. SHOW DE BOLA de livro sobre a importância das pessoas HACKEAREM no melhor sentido da palavra o marketing e as ordens das empresas em que trabalham. Esse livro é a minha cara. Fácil de ler, fácil de entender, fácil de implementar. Seja um HACKER CORAJOSO disposto a mudar a disposto para melhor o futuro da sua empresa.

7. Do Cool Sh*t: Quit Your Day Job, Start Your Own Business, and Live Happily Ever After. Outro livro QUEBRA TUDO que traz um manifesto bastante inspirador sobre o futuro dos negócios. O livro traz idéias práticas sobre como começar uma empresa sem nenhum dinheiro e como conseguir clientes sem nenhum dinheiro. O propósito do livro é provocar você a ganhar dinheiro com o trabalho que você ama, e parar de dar desculpinhas furadas de que você precisa continuar como funcionário dos outros.

8. Netflixed: The Epic Battle for America's Eyeballs. EU AMO a NETFLIX! E sempre leio TUDO que existe sobre Netflix. Esse livro traz a incrível história do nascimento e crescimento da Netflix desde o seu início em 1997. O livro conta os tempos turbulentos que a Netflix passou para reinventar o modelo de aluguel de filmes, e recentemente, o modelo de streaming de vídeos via internet. FODÁSTICO!

9. Grow: How Ideals Power Growth and Profit at the World's Greatest Companies. Outro livro FODÁSTICO que conta rapidamente a história de 50 empresas que estão reinventando o mundo dos negócios baseadas em propósito e paixão. O livro é resultado de uma pesquisa profunda que o autor fez com mais 50 mil empresas para selecionar 50 empresas fodásticas que cresceram violentamente nos últimos 10 anos fazendo a coisa certa. Entre as 50 empresas escolhidas pelo autor, você tem a Method, a Red Bull, a Petrobras, e a RAKUTEN. O Livro é SHOW DE BOLA e SUPER INSPIRADOR!

10. The Customer Rules: The 39 Essential Rules for Delivering Sensational Service. Esse livro eu recomendo para aqueles que acreditam que o ATENDIMENTO AO CLIENTE é o NOVO MARKETING! Escrito pelo ex-Vice Presidente da Disney, o livro traz tudo que o executivo aprendeu ao longo de 40 anos de carreira a frente da indústria de serviços. SHOW SHOW SHOW!!!

11. Youtility: Why Smart Marketing Is about Help Not Hype. Vender já era, o negócio é ajudar os clientes. Eu falo isso faz 30 anos, e esse livro traz de uma maneira bem organizada todos os conceitos que eu venho pregando faz muito tempo. O mundo do marketing mudou! Você não está competindo contra outros produtos. Você está competindo contra o vídeo viral do gatinho branco que foi encaminhado para o seu cliente pelo primo dele; você está competindo com o filme de cinema que o cliente vai assistir amanhã, e por ai vai. O livro traz dezenas de exemplos de empresas que estão transformando o marketing em uma ferramenta para ajudar as pessoas e não apenas vender. SHOW DE BOLA! Indispensável para todos os marketeiros de plantão.

12. The Daily Drucker. O Peter Drucker já morreu, mas as suas idéias continuam mais atuais do que nunca. Esse livro reune 366 idéias do cara para você ler e implementar uma por dia. Além disso, no rodapé de cada página você encontra provocações para você colocar as idéias em prática. Esse livro é para todos os fãs do Peter Drucker. SHOW!

13. Creative Confidence: Unleashing the Creative Potential Within Us All. Um dos livros mais legais do ano. Escrito pelos irmãos Kelley fundadores da IDEO - uma das melhores empresas de design do planeta -, o livro mostra como qualquer pessoa pode ser criativa. Se você tem problemas com bloqueios criativos, esse livro vai ser uma mão na roda para torná-lo criativo. Eu recomendo para todas as pessoas que querem ser mais criativas.

14. The Business of Belief: How the World's Best Marketers, Designers, Salespeople, Coaches, Fundraisers, Educators, Entrepreneurs and Other Leaders Get Us to Believe. Esse livro é muito legal! Curto. Rápido. Você termina o livro em uma sentada. O livro mistura negócios com religião com filosofia de vida com vendas com mudanças. É MUITO LEGAL! É um dos melhores livros sobre LIDERANÇA que eu já li. SUPER INSPIRADOR e NECESSÁRIO para todos os líderes que estão se perguntando o que eles tem que sabe para liderar uma pessoa no Século 21. Indispensável.

15. The Firm: The Story of McKinsey and Its Secret Influence on American Business. Esse é o melhor livro que eu já li sobre a McKinsey. O livro conta a história da mais famosa e prestigiada empresa de consultoria do planeta, e conta em detalhes como eles trabalham, e como eles conseguem cobrar os olhos das caras dos seus clientes em troca de conselhos-mais-do-mesmo. O livro é polêmico, relevados e sensacional. Recomendo para todos os consultores que estão por ai.

16. The Art of Thinking Clearly. Quem aqui já não investiu tempo e dinheiro em atividades-roubadas?? Quem aqui já não tomou decisões que se arrependeu? Simples, claro e sempre surpreendente, esse livro indispensável irá mudar a maneira que você pense sobre como tomar decisões. Recomendo para todo mundo que está precisando de uma metodologia para tomar melhores decisões.

17. Marketplace 3.0: Rewriting the Rules of Borderless Business. Escrito pelo Mikitani, fundador da RAKUTEN, Marketplace 3.0 fala sobre o presente e o futuro do comércio eletrônico. O livro é show de bola. Toca nas feridas do comércio eletrônico, apresenta uma visão de negócios completamente diferente daquele que conhecemos no mundo ocidental, e propõe um mercado moderno, aberto e muito mais humano. Recomendo para todos que trabalham com comércio eletrônico.

18. Give and Take: A Revolutionary Approach to Success. Ser do bem é a melhor coisa que você poderia fazer pela sua carreira e pela sua vida. Esse livro fala sobre a importância de ser honesto, de ser do bem, de ter integridade, de pensar no próximo e muito mais. A realidade é que o sucesso de qualquer pessoa está amarrado ao sucesso de outras pessoas, e fazer as coisas pelos outros sem pensar em receber nada em troca é simplesmente a melhor moeda de troca para os dias de hoje. Recomendo para todas as pessoas de bem.

19. Conscious Capitalism: Liberating the Heroic Spirit of Business. Para fechar a lista dos melhores livros do ano, outro livro FODÁSTICO escrito por um um dos principais empreendedores do bem dos EUA: John Mackey, fundador da Whole Foods. O livro é um manifesto a favor de um capitalismo que acredita que uma empresa deve ter o seu sistema de trabalho baseado em quatro princípios básicos: "um propósito maior que as metas de vendas", "integração total com a comunidade a sua volta", "gestão e cultura consciente do que faz" e uma "liderança consciente do seu papel de transformar as pessoas". SHOW DE LIVRO!

E ai? Leu algum livro legal esse ano?

Compartilha ai!

by: bizrevolution

Testemunhos

“ADSO= Inovação e Competência. Mais que um fornecedor de serviços são parceiros estratégicos.” Filipe Silva – FAFstone

“Pela seriedade, profissionalismo e empenho! Sabe "vestir" a nossa camisola!” António Ressurreição

 

Comentar

Enter the word

Contacte-nos

Enter the word

Links directos