Secções

Segundas de primeira – 3 ferramentas para melhorar a sua vida pessoal e profissional

Segundas de primeira – 3 ferramentas para melhorar a sua vida pessoal e profissional
 

As segundas podiam ter melhor fama. Para combater o estigma começamos a semana com boas notícias. Em algumas olhamos para o nosso umbigo, noutras partilhamos a positividade que por aí vai. Esta segunda é assim:

 

3 FERRAMENTAS PARA MELHORAR A SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL

Hoje em dia temos que nos valer de todas as ferramentas. As margens estão mais pequenas, a concorrência está mais feroz, e é preciso ser inteligente e tirar partido das coisas boas que estão ao nosso alcance.

Uma excelente forma de o fazer é modernizar e hoje deixo aqui 3 programas Bons e (melhor ainda) de borla que podem fazer uma diferença considerável ao nível da produtividade das empresas.

 

Grandes gurus da gestão (Peter Drucker, Michael Porter), produtividade (Brian Tracy, Stephen Covey) e mesmo as mais recentes influências da motivação e da liderança (Brendon Burchard, Daniel Pink) todos têm um denominador comum que é a convicção de que tudo na nossa vida e nos negócios deve ser simples e estruturado.

Para tal devemos:

> planear os nossos passos e controlar todos os processos;

> definir claramente o caminho a seguir e ter objetivos claros;

> gerir o tempo de forma eficiente e reduzir ao mínimo as distrações;

> programar tarefas e ações a realizar e focarmo-nos numa tarefa de cada vez;

> resolver e dar seguimento rápido e eficaz a qualquer tarefa;

> ter a informação toda disponível num único local;

> alocar tempo para todo o tipo de ações, das rotineiras às urgentes;

> orientar todo o nosso processo para resultados e sempre com uma visão estratégica do sucesso que queremos alcançar, para nós e para o nosso negócio.

 

Quanto à maioria dos gurus acima referidos, já li e já os ouvi dizer que usam a Dropbox, Evernote e o Wunderlist no seu dia-a-dia, assim como o fazem grandes empreendedores com Richard Branson ou Elon Musk, já para não falar em todos os empreendedores das empresas tecnológicas.

 

 

EVERNOTE

www.evernote.com – Todos podemos ter memória de elefante

É por excelência um repositório de informação sempre acessível e que permite guardar o que vamos encontrando tanto a nível informático como de outras formas. Pode tirar notas, guardar imagens, guardar links de sites que visitou, compilar fichas de contactos e permite mesmo identificar texto em imagens ou em pdfs.

Permite salvar imenso espaço não exatamente no seu computador mas na sua cabeça. Agora, se vê alguma coisa que pretende voltar a rever no futuro não precisa guardá-la na memória. Basta usar o Evernote. Um click e já está.

Para além disso tem muitas outras funcionalidades que dão um jeitão fantástico. Conheça algumas nos artigos abaixo:

>> Evernote: impagável e indispensável

>> Evernote. Usando los reminders de forma inteligente

 

 

DROPBOX

www.dropbox.com – Sincronização, partilha e backup de informação (cloud computing)

Este é um dos mais fantásticos e extraordinários programas de armazenamento e partilha de informação que pode ter no seu computador. É o melhor de dois mundos (online e offline). Só quem não tem é que não sente falta.

A Dropbox é o seu espaço em disco que está sempre disponível. Aqui pode guardar todo o tipo de ficheiros e aceder-lhes quando e onde quiser.

Com enorme proliferação de outras aplicações que pode integrar com a Dropbox (tal como o Evernote) pode automaticamente guardar emails, fotos, documentos, etc., provenientes das mais diversas fontes.

A diferença para o Evernote é que a Dropbox funciona numa lógica de armazenamento, enquanto o Evernote funciona melhor para edição de informação.

 

 

WUNDERLIST ( AGORA MICROSOFT TODO

www.wunderlist.com/pt – Listas e planos para tudo (gestão de projetos)

Gerir tarefas, organizar listas, planear o dia-a-dia... Pode ser usado a nível pessoal e permite a utilização por uma equipa de trabalho. O melhor de tudo, pode integrar com os seus dispositivos móveis para ter a certeza que nada fica por fazer.

Como acima referido, devemos ter as nossas tarefas devidamente planeadas e organizadas. O Wunderlist, mesmo na versão gratuita tem funcionalidades extraordinárias que permitem fazer uma gestão eficiente desde pequenas tarefas, listas, TO-DOs ou alertas até à gestão de grandes projetos em equipa.

Tem uma extraordinária capacidade de transformar qualquer ação ou ficheiro numa tarefa, assim como é extremamente fácil e rápido quando se quer processar a nossa lista. Funciona em sistema multidispositivo e cloud, estando sempre atualizado, com possibilidade de integração com a Dropbox e o Evernote.

Usa uma metodologia muito semelhante à do GTD (Getting Things Done), um sistema testado e muito usado.

 

Estes programas são a minha escolha e que uso há muitos anos. Existem outros dentro do mesmo género que também são excelentes opções. Quais são os que você usa e recomenda? Entre em contacto e falemos de produtividade:
work@adso.pt

 

E de resto, BOA SEMANA!

Testemunhos

“ADSO= Inovação e Competência. Mais que um fornecedor de serviços são parceiros estratégicos.” Filipe Silva – FAFstone

“Pela seriedade, profissionalismo e empenho! Sabe "vestir" a nossa camisola!” António Ressurreição

 

Comentar

Enter the word

Contacte-nos

Enter the word

Links directos


 
Top